O português Miguel Oliveira (KTM) fez hoje o oitavo tempo da atípica qualificação de Moto3 para o Grande Prémio de França, quinta etapa do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, que se disputa no circuito de Le Mans.
O piloto de Almada cumpriu apenas uma volta na sessão, rodando em 1.46,011 minutos, mesmo antes de a pista ficar dominada pelas más condições meteorológicas, que 'atiraram' o atual líder do mundial, o britânico Danny Kent (Honda), para as últimas posições.
Miguel Oliveira, que nos treinos livres de hoje fez o terceiro tempo (1.42,964), vai largar da terceira linha da 'grelha', cuja 'pole position' foi conquistada pelo francês Fabio Quartararo (Honda), com 1.44,763, à frente do espanhol Jorge Navarro (Honda) e do italiano Franceasco Bagnaia (Mahindra)
“A qualificação foi algo que nunca tivemos nesta temporada. Tínhamos a certeza de que ia chover. Assim que saímos para a pista tentámos logo fazer uma volta rápida, mas não foi possível. Tínhamos de tomar muitos riscos, não queríamos cair também, mas no final aquilo que aconteceu foi que começámos a perder bastante aderência, devido à chuva”, disse Miguel Oliveira.
O português, segundo em Jerez há duas semanas, considera que “sair de oitavo para a corrida de amanhã [domingo] não é mau" e vai "tentar tirar alguma vantagem de alguns pilotos rápidos que vão sair mais atrás", numa prova marcadas para as 10:00.
Miguel Oliveira é sétimo classificado do Mundial, com 33 pontos, enquanto Danny Kent, vencedor das três corridas anteriores, comanda com 91, mais 31 do que o espanhol Efrén Vázquez, seu companheiro de equipa na Leopard Racing.