O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou esta quarta-feira a desqualificação da estafeta dos Estados Unidos de 4x100 metros nos Jogos Olímpicos Londres2012, após a sanção por doping a Tyson Gay, e reclamou a devolução das medalhas de prata.
Em comunicado, o COI explica que a Federação de Atletismo dos Estados Unidos (USATF) invalidou todos os resultados de Tyson Gay desde de 15 de julho de 2012, data que é anterior aos Jogos Londres2012, que decorreram entre 25 de julho e 12 de agosto.
Na sequência desta decisão, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) terá de alterar os resultados da estafeta de 4x100 metros dos Jogos Olímpicos Londres2012, ganha pela Jamaica.
Assim, a medalha de prata deverá ser atribuída a Trindade e Tobago e da bronze à França, que terminou a prova na quarta posição.
Tyson Gay foi suspenso por um período de dois anos, depois de um controlo antidoping ter acusado consumo de anabolizantes.
O atleta, que acabou por ver a sanção reduzida para metade por ter colaborado com a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), regressou à competição a 03 de julho de 2014.
Além de Tyson Gay, integraram a equipa que correu a final os velocistas Justin Gatlin, Ryan Bailey e Trell Kimmons.