O antigo futebolista e treinador do Sporting Manuel Fernandes descarta qualquer hipótese de os “leões” falharem a conquista da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, uma vez que os considera melhores do que os rivais.
“É o que os sportinguistas estão à espera, uma vitória numa prova que nos está a fugir já há oito anos. É um jogo que os atletas gostam de jogar, pois é especial. Espero que o Sporting esteja inspirado, individual e coletivamente”, disse Manuel Fernandes, em declarações à agência Lusa.
O autor de um dos quatro golos ‘leoninos’ na única final entre Sporting e Sporting de Braga, em 1981/182, assumiu estar “confiante” no triunfo ‘verde e branco’, mesmo reconhecendo o valor ao adversário.
“Apesar de ser inferior à nossa equipa em termos de qualidade, merece respeito, até porque normalmente galvaniza-se nestes momentos. Tem um treinador bastante irrequieto e atrevido, que sabe incutir espírito ganhador aos seus jogadores”, referiu.
Mesmo advertindo para a motivação extra que os bracarenses poderão ter, Manuel Fernandes confia na qualidade dos jogadores sportinguistas.
“Nestes jogos, os adversários agigantam-se e conseguem contrariar o favoritismo, pois também têm o seu valor. Mas o Sporting, em termos de inspiração, tem dois, três ou quatro jogadores que podem e devem estar bem neste jogo, que é especial”, completou.
Manuel Fernandes diz acreditar que o maior apoio de público afeto ao Sporting também ajude a entusiasmar os jogadores, que, na sua maioria, se estreiam no Jamor.
“Que seja como há 30 anos, quando joguei a final com o Braga. Também deu uma certa luta, mas, depois, individualmente conseguimos ser superiores e fizemos quatro golos com alguma facilidade, pois simplificámos e não complicámos. É isso que espero que os jogadores do Sporting façam”, desejou.
Nesse encontro, o Sporting goleou a formação bracarense por 4-0, com golos de António Oliveira (dois), um de Manuel Fernandes e outro de Jordão.
O antigo avançado descartou qualquer pressão adicional pelo alegado favoritismo e “fome de títulos” do Sporting, lembrando que “quem joga num clube ‘grande’, tem de viver com isso no dia-a-dia”.
“Quem joga no Sporting tem de sentir forçosamente essa pressão, obrigação, pois a sua obrigação é ganhar e não estar preocupado se isso vai influenciar o seu rendimento. Não podem falhar. Têm a pressão de vencer. Na final, têm de jogar o que o treinador lhes pede e que sejam superiores ao Braga. Que corram tanto quanto o adversário”, frisou.
A finalizar, Manuel Fernandes desvalorizou o facto de "a maioria dos jogadores do Sporting nunca terem vencido títulos", pois recordou que muitos deles já têm "um passado grande no futebol".