loading

FIFA: Platini considera que demissão de Blatter foi a «decisão certa»

O presidente da UEFA, o francês Michel Platini, considerou hoje que a demissão do suíço Joseph Blatter da liderança da FIFA foi a “decisão certa”, mas também “difícil” e “corajosa”.

FIFA: Platini considera que demissão de Blatter foi a «decisão certa»

“Foi uma decisão difícil, uma decisão corajosa e decisão certa”, disse Platini, numa pequena nota publicada pela UEFA.

O suíço Joseph Blatter demitiu-se hoje da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

O dirigente helvético anunciou a saída quatro dias após a sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo, na quarta-feira.

Antes desse escrutínio, Platini já tinha publicamente pedido a demissão de Blatter, precisamente devido as detenções que decorreram pouco antes do último congresso da FIFA e que lançaram um escândalo de corrupção no organismo máximo do futebol mundial.

Blatter, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique, a dois dias do congresso eleitoral do organismo, que reelegeu Joseph Blatter para um quinto mandato.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?