A Confederação Asiática de Futebol (AFC) comprometeu-se hoje a ajudar a “encontrar melhor forma para se seguir em frente” no futebol mundial, depois da demissão do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Num breve comunicado, a AFC – que tem sido um aliado-chave de Blatter – afirmou “tomar nota” da sua intenção de resignar ao cargo, mas absteve-se de manifestar uma posição sobre o assunto.
“A AFC segue de perto a situação, e vai discuti-la com as associações-membro e com as suas congéneres, a fim de se encontrar a melhor forma tanto para a FIFA como para o futebol mundial”, refere.
O suíço Joseph Blatter demitiu-se, esta terça-feira, da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.
Blatter anunciou a sua saída apenas quatro dias após a sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo.
O dirigente suíço, de 79 anos de idade, que ocupava o cargo desde 1998, afirmou que não se vai recandidatar ao lugar.