O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, manifestou na terça-feira “grande respeito” pela decisão de Joseph Blatter de demitir-se da presidência da FIFA para “abrir caminho para uma nova liderança” que lance um processo de reformas.
“Temos um grande respeito por esta decisão do presidente Blatter de renunciar e iniciar as reformas necessárias, abrindo caminho para uma nova liderança na FIFA que conduza a mudanças”, frisou o dirigente numa nota enviada à imprensa.
Joseph Blatter é membro do COI desde 1999, condição que perderá quando abandonar formalmente a presidência da FIFA.
O suíço Joseph Blatter demitiu-se na terça-feira da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso eleitoral extraordinário para eleição de um sucessor , que será marcado entre o período de dezembro deste ano e março de 2016..
Blatter anunciou a sua saída quatro dias após a sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo, na quarta-feira.
O dirigente suíço, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.