Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, não estará presente da reunião da próxima semana do Comité Olímpico Internacional (COI), anunciou hoje o organismo que superintende o futebol mundial.
“Em abril, o presidente da FIFA já tinha comunicado que não iria estar presente na reunião [em Lausana, na Suíça]. Não mudou de planos”, disse um porta-voz da FIFA, citado pela agência AFP.
Joseph Blatter é membro do COI desde 1999, condição que perderá quando abandonar formalmente a presidência da FIFA. Na terça-feira, anunciou a sua renúncia à presidência do organismo, depois de ter sido reeleito a 29 de maio para um quinto mandato.
A reeleição de Blatter aconteceu dois dias depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).
De acordo com a imprensa norte-americana, Blatter está mesmo no centro da investigação de corrupção levada a cabo pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.