Júlio Ferreira apurou-se hoje para as meias-finais da prova de taekwondo dos I Jogos Europeus, na categoria -80 kg, após afastar, em Baku, o favorito moldavo, de origem britânica, Aaron Cook, tricampeão da Europa.
O português apenas venceu o favorito número um do torneio no ‘ponto de ouro’, após o empate 7-7 no fim dos três períodos de dois minutos: começou por vencer 5-0, sofreu 0-4 e no derradeiro perdeu por 2-3.
A nove segundos do fim tinha ganho vantagem 7-6, mas uma falta que lhe foi assinada no último segundo deu a igualdade. No quarto combate, fez o ponto decisivo que concluiu o embate de imediato.
No primeiro duelo, tinha-se imposto ao espanhol Raul Garcia Martinez por 10-4, com os parciais de 7-1, 2-0 e 1-3.
Nas meias-finais, ao princípio da tarde em Lisboa, vai defrontar o vencedor do jogo entre o inglês Lutalo Muhammad e do azeri Milad Beigi Harchegani.
Esta manhã, no ténis de mesa, Marcos Freitas e Tiago Apolónia qualificaram-se para os quartos de final, afastando ambos adversários suecos e pelos mesmos 4-2.
Ainda hoje, Marcos Freitas (10.º do ‘ranking’ Mundial) vai jogar com o inglês Paul Drinkhall (55.º), enquanto Tiago Apolónia (22.º) tem missão teoricamente mais complicada com o bielorrusso Vladimir Samsonov, nono do ‘ranking’ Mundial.
Juntamente com o jovem João Geraldo, Tiago e Marcos conquistaram a medalha de ouro por equipas.
Portugal soma seis medalhas em Baku, após o ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e do ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo), bem como as pratas de João Silva no triatlo, João Costa no tiro e de Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000.