O atirador João Costa falhou hoje o apuramento para a final de pistola a 50 metros nos I Jogos Europeus, ficando em 14.º lugar entre 31 competidores em Baku, Azerbaijão.
Depois da medalha de prata na prova de pistola de ar comprimido, a 10 metros, o militar de 50 anos tentava nova final, mas o seu acerto não foi o mesmo, concluindo o desempenho com 550 pontos, a quatro do oitavo classificado, último a qualificar-se.
Com séries de 91, 89, 90, 96, 90 e 94 concluiu com média de 9,167 pontos e ficou aquém do objetivo.
Cada atirador tem duas horas para disparar 60 tiros, sendo que cada um tem pontuações diferentes mediante o lugar do alvo em que acerta.
Segunda-feira, o militar ainda fará equipa mista com Joana Castelão, com quem foi campeão da Europa na primeira e única edição até agora disputada.
Portugal soma, até agora, sete medalhas em Baku, nomeadamente o ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo), as pratas de João Silva no triatlo, João Costa no tiro e de Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros, bem com o bronze de Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo.