Telma Monteiro, medalha de ouro no judo, vai ser a porta-estandarte de Portugal na cerimónia de encerramento dos I Jogos Europeus, que vai decorrer domingo em Baku.
"Com ou sem medalha, é sempre um orgulho e honra poder transportar a bandeira. Para mim, transportar a bandeira na cerimónia (abertura) de Londres2012 foi um dos momentos mais bonitos e especiais da minha carreira. Estou feliz por, de alguma forma, poder repetir essa sensação. É uma honra", sintetizou.
A escolha do chefe de Missão, José Garcia, foi fácil: "A Telma tem um currículo desportivo impressionante. Para além de ter conquistado a medalha de ouro nesta competição, é, incontestavelmente, a atleta com melhor currículo desporto presente."
"Pela história de vida desportiva e não só. A forma com esta se enquadra na sua vida e na vida desportiva. É um exemplo. Essa é a razão", completou.
José Garcia acredita que Telma Monteiro vai subir ainda a "patamares mais elevados na vida desportiva".
"É um exemplo. Tem um currículo impressionante a nível Europeu e Mundial. Não há dúvidas de que é a pessoa certa para a função de encerrar a nossa participação nestes I Jogos Europeus", concluiu.