A 102.ª edição da Volta a França em bicicleta arranca hoje, com um contrarrelógio em Utrecht, na Holanda, e com quatro claros candidatos ao triunfo final em Paris, a 26 de julho.
O ‘crono’ de 13,8 quilómetros na cidade holandesa será o primeiro teste ao italiano Vincenzo Nibali (Astana), vencedor em 2014 e que terá como grandes adversários o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que procura a ‘dobradinha’ Giro-Tour, o britânico Chris Froome (Sky) e o colombiano Nairo Quintana (Movistar).
Entre os portugueses, apenas Rui Costa (Lampre-Merida), recente campeão português, surge como líder da sua equipa, na qual está também Nelson Oliveira, enquanto Tiago Machado (Katusha) estará a trabalhar para Joaquin Rodríguez. José Mendes também será ‘gregário’ dos líderes da Bora Argon 18.
Para o contrarrelógio de Utrecht, Nibali será o último a partir, às 16:17, um minuto depois do francês Jean-Cristophe Peraud (AG2R-La Mondiale), um dos possíveis ‘outsiders’.
Froome será o 195.º a sair, três ciclistas antes de Nibali, sendo antecedido por Contador, enquanto Quintana será o 61.º a partir para a estrada.
Nelson Oliveira, campeão português da especialidade, será o sétimo a partir, às 13:06, José Mendes o 113.º, às 14:52, Tiago Machado o 145.º, às 15:24, e o Rui Costa o 183.º e último luso, às 17:02.
No total, os ciclistas da Volta a França vão percorrer 3.360 quilómetros, divididos em 21 etapas.