O avançado brasileiro Jonas, do Benfica, foi hoje eleito pela Liga Portuguesa de Futebol profissional (LPFP) o melhor jogador da edição 2014/15 da I Liga, na Gala de abertura da época 2015/16, em Loulé.
Os bicampeões nacionais venceram ainda os prémios de melhor guarda-redes, por intermédio do também brasileiro Júlio César, e de melhor treinador, conquistado por Jorge Jesus, que, entretanto, rumou ao Sporting.
Jonas e Júlio César receberam os respetivos galardões, enquanto Jorge Jesus, ausente, fez-se representar por Octávio Machado, o novo diretor geral do futebol ‘leonino’.
No que respeita aos outros prémios da I Liga, o FC Porto arrebatou o de revelação, por intermédio do médio espanhol Óliver Torres, e de melhor marcador, conquistado pela terceira vez consecutiva pelo avançado colombiano Jackson Martinez.
Por seu lado, o ‘leão’ Nani marcou o golo do ano, ao Gil Vicente, em Alvalade, enquanto o Paços de Ferreira recebeu o troféu ‘fair play’.
Em relação à II Liga, Tozé Marreco (Tondela) foi eleito o jogador do ano, Quim (Deportivo das Aves) o melhor guarda-redes, Gonçalo Guedes (Benfica B) a revelação e Vítor Oliveira (União da Madeira) o melhor treinador.
Quanto à arbitragem, Jorge Sousa foi eleito o árbitro do ano e Bertino Miranda o melhor assistente.
Vencedores dos prémios da LPFP da época 2014/15:
PRIMEIRA LIGA:
Jogador: Jonas (Benfica).
Guarda-redes: Júlio César (Benfica).
Revelação: Óliver Torres (FC Porto).
Treinador: Jorge Jesus (Benfica).
Melhor marcador: Jackson Martinez (FC Porto).
‘Fair play’: Paços de Ferreira.
SEGUNDA LIGA:
Jogador: Tozé Marreco (Todnela).
Guarda-redes: Quim (Desportivo das Aves).
Revelação: Gonçalo Guedes (Benfica B).
Treinador: Vítor Oliveira (União da Madeira).
Melhor marcador: Erivelto (Sporting da Covilhã).
‘Fair play’: Marítimo B.
Melhor golo: Nani (Sporting) – ao Gil Vicente.
Melhor árbitro: Jorge Sousa.
Melhor árbitro assistente: Bertino Miranda.