O atual diretor do departamento de futebol do emblema de Alvalade revela que foi Jorge Jesus que lhe propôs o cargo e que quando conversou com Bruno de Carvalho, ficou rendido ao projeto. Octávio Machado declara-se "anti pressão" e vai envolver-se a fundo em todos os assuntos relacionados com o Sporting.
«O Jesus ligou-me antes da uma da tarde e disse-me que gostava que eu trabalhasse com ele. Eu respondi-lhe que não estava à espera e que me desse uns dias para pensar e falar com alguns amigos. No dia seguinte voltou a ligar e disse-me para irmos ter com o presidente, e depois dessa conversa a minha disponibilidade foi total», contou o dirigente ao jornal do Sporting.
Octávio Machado garante que não adianta tentarem pressioná-lo: «Quem me conhece sabe que não sou pressionável, até sou alérgico a isso. Gosto de me sentir livre para tomar as opções que achar melhor e, olhando para trás, é isso que tenho feito. Tenho um defeito enorme: envolvo-me com as pessoas e com as instituições onde estou, o que me causa sofrimento».