Um lugar nas meias-finais de Wimbledon, terceiro torneio do ‘Grand Slam’ da época, valeu ao tenista francês Richard Gasquet uma subida de sete posições na classificação mundial ATP, ocupando agora o 13.º posto.
Richard Gasquet acabou por tirar proveitos da sua condição de semifinalista, fase da competição em que foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic, tenista que venceu o torneio – batendo Roger Federer na final -, e que lidera o ‘ranking’ ATP.
Djokovic soma 13.845 pontos, seguido do suíço Roger Federer, com 9.665, enquanto o terceiro classificado é o britânico Andy Murray, com 7.810. O espanhol Rafael Nadal mantém-se também na 10.ª posição (3.000).
O grupo dos dez mais bem classificados não regista alterações, sendo a mais significativa a de Gasquet, já no grupo seguinte.
Já o português João Sousa, eliminado na primeira ronda em Wimbledon, pelo suíço Stan Wawrinka (4.º do mundo e recente vencedor de Roland Garros), caiu sete posições, sendo agora 53.º.
O tenista português tem um 35.º lugar como ponto mais alto na classificação mundial, alcançado a 14 de julho de 2014.
No ‘ranking’ feminino, a norte-americana Serena Williams continua inabalável na liderança (13.161 pontos), depois de voltar a ganhar em Wimbledon, enquanto a russa Maria Sharapova subiu de quarto para segundo lugar (6.490 pontos).
Wimbledon provocou várias mexidas nos lugares cimeiros, a começar por Sharapova (semifinalista), mas também para a finalista espanhola Garbine Muguruza, que passou a ser nona, com uma progressão de 11 lugares.
A checa Petra Kivtova perdeu a segunda posição, e é agora quinta na tabela WTA, atrás da romena Simona Halep e da dinamarquesa Caroline Wozniacki, e à frente da sérvia Ana Ivanovic, que subiu ao sexto posto.
Beneficiada por Wimbledon, devido à sua presença nas meias-finais, foi igualmente a tenista polaca Agnieszka Radwanska, que passou a ser sétima, com uma subida de seis lugares.
Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito ainda é a mais bem classificada, mas caiu 25 lugares, sendo agora 154.ª.
A portuguesa desistiu devido a lesão no encontro da segunda ronda de qualificação para Wimbledon com Jessica Pegula, no final do nono jogo da terceira partida, quando o resultado era favorável à norte-americana, por 1-6, 7-6 (7) e 5-4.