A Itália terminou em primeiro lugar o grupo B do Mundial de futebol de praia, após bater a Suíça por 6-4, em partida da terceira jornada da primeira fase.
No jogo que decidiu quais os adversários das equipas apuradas no grupo A nos quartos de final, estiveram em campo três dos quatro melhores marcadores na prova, Zurlo e Gori (Itália) e Ott (Suíça), todos com quatro golos apontados.
Adivinhava-se grande luta pelo primeiro lugar e as expetativas não sairam defraudadas no primeiro período, que terminou com a seleção helvética na frente (3-2).
No duelo entre os vice-campeões em 2008 (Itália) e 2009 (Suíça), os 'azzurri', não só deram a volta ao marcador no segundo período, como fizeram perigar o desfecho do jogo para os helvéticos, marcando três golos sem resposta.
Medalha de prata nos I Jogos Europeus, em Baku, a Itália aguentou a pressão final dos suíços e terminou com a terceira vitória e a liderança no grupo B.
Definidos os grupos A e B, a Itália terá como adversário nos quartos de final o Japão, enquanto a Suíça vai discutir o acesso às meias-finais com Portugal.