Pedro Proença toma hoje posse como presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), depois de ter derrota Luís Duque nas eleições, realizadas na terça-feira.
O antigo árbitro internacional, que dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Europeu em 2012, recebeu 32 votos, contra 23 de Luís Duque, recebendo o apoio de 12 dos 18 clubes da I Liga, que tinham direito a dois votos, e oito dos emblemas da II Liga.
Proença sucede no cargo exatamente a Luís Duque, que, a 27 de outubro de 2014, tinha sido eleito, após uma conturbada liderança de Mário Figueiredo.
Numa cerimónia, marcada para as 19:00, na sede da Liga de clubes, também tomam posse os restantes órgãos sociais da instituição, com destaque para o facto de a Assembleia Geral e de o Conselho Fiscal serem liderados por elementos indicados por Luís Duque.
Além do cargo de presidente também houve duas listas para o Conselho Jurisdicional, com Américo Esteves, apoiado por Proença, ser eleito presidente de um órgão que terá sete elementos de cada uma das listas.