O Sporting volta esta temporada a assumir a candidatura ao título de campeão nacional de futebol, que não conquista desde 2001/02, desta vez com mais argumentos e com o técnico Jorge Jesus no comando.
Depois do terceiro lugar em 2014/15, e mesmo com a conquista da Taça de Portugal, o Sporting ‘despachou’ o treinador Marco Silva e foi ‘resgatar’ Jesus ao Benfica, semanas depois de o técnico luso ter levado o clube da Luz ao seu primeiro bicampeonato em 31 anos, pondo fim a um ‘casamento’ de seis anos.
Além do treinador bicampeão, o clube de Alvalade manteve, pelo menos no arranque da I Liga, as suas principais figura da última temporada, como o guarda-redes Rui Patrício, os médios William Carvalho e Adrien e os avançados Carrillo e Slimani, e reforçou-se com alguns jogadores de renome mundial.
O médio costa-riquenho Bryan Ruiz (Fulham), o avançado colombiano Teófilo Gutiérrez (River Plate) e, mais recentemente, o médio italiano Alberto Aquilani (Fiorentina) destacam-se da lista de reforços ‘leoninos’, em que também fazem parte o regressado João Pereira (Hannover), os defesas Naldo (Udinese) e Ciani (Lazio de Roma) e o guarda-redes esloveno Azbe Jug (Bordéus).
Nas opções de Jesus para esta temporada, também entram Ricardo Esgaio, que esteve emprestado à Académica, e Gelson Martins, que estava na equipa B e é visto a nova ‘pérola’ da formação do clube.
Ao todo, o Sporting gastou perto de sete milhões de euros em contratações e, dos habituais titulares, deixou apenas sair o lateral direito Cedric, que rumou a Inglaterra para representar o Southampton, num negócio que rendeu aos ‘leões’ mais de seis milhões.
Depois da ‘revolução’, que incluiu também o regresso de Octávio Machado para ocupar o cargo de diretor geral, e de uma pré-temporada sem derrotas, o primeiro teste do novo Sporting aconteceu no último fim de semana a conquista da Supertaça com uma vitória sobre o Benfica, por 1-0, no Algarve.
O triunfo sobre o atual campeão nacional, e antiga equipa de Jesus, reforçou ainda mais o estatuto de candidato ao título do Sporting, com dirigentes, equipa técnica e jogadores a assinalarem todos publicamente que o principal objetivo desta temporada é mesmo por fim a um período de 13 anos sem conquistar a I Liga.
Contudo, o Sporting vai iniciar a temporada sem estar na máxima força, já que William Carvalho, o ‘dono’ do meio campo, está lesionado e só deverá regressar no início de outubro. O mesmo acontece com o central Ewerton, que ganhou protagonismo no final da temporada passada e deverá falhar os primeiros jogos do campeonato.
A estreia do Sporting está agendada para sexta-feira frente a estreante absoluto Tondela, que vai jogar em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro.
O encontro, que terá início às 20:30, marca mesmo o arranque oficial da edição 2015/16 da I Liga.