O Sporting começa na terça-feira a lutar por chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, frente ao CSKA Moscovo, uma equipa de má memória para os ‘leões’, que ainda têm a derrota na final da Taça UEFA de 2005 na memória.
A 18 de maio de 2005, o Sporting procurava a sua segunda conquista europeia e a jogar no seu Estádio José Alvalade partia com algum favoritismo perante o CSKA Moscovo, tendo ainda chegado à vantagem pelo brasileiro Rogério (29 minutos).
Contudo, a equipa então treinada por José Peseiro não conseguiu manter a vantagem e perdeu a final por 3-1, com os golos do conjunto moscovita a serem apontados por Aleksei Berezutski (56), Zhirkov (65) e Vágner Love (75).
Dessa equipa do Sporting já nenhum jogador continua ligado ao clube – apenas Nelson Pereira, atual treinador de guarda-redes, que ficou no banco –, mas no CSKA continuam a jogar o guarda-redes Akinfeev e os defesas Aleksey Berezutski, Ignashevich e Vasili Berezutski.
A história do Sporting frente a emblemas russos é de autêntico ‘pesadelo’, pois em cinco encontros o melhor que conseguiu foi um empate, em casa do Spartak Moscovo (1-1), na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2006/07.
De resto, duas derrotas em casa frente ao Spartak e outra do terreno da mesma equipa moscovita.
Por seu turno, o CSKA de Moscovo apenas venceu por uma vez em Portugal, na final da Taça UEFA de 2005, perdendo também em uma única ocasião, na visita ao FC Porto, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2010/11.
Além desses dois resultados, o CSKA conseguiu mais três empates em solo luso, dois no terreno do FC Porto e um no do Benfica.
Apesar de estarem ainda numa fase prematura da temporada, os dois clubes chegam a este encontro em boa forma, com o Sporting, agora treinado por Jorge Jesus, a já ter conquistado a Supertaça, frente ao Benfica (1-0).
Na sexta-feira, na abertura da I Liga, os ‘leões’ conseguiram um triunfo, muito ‘sofrido’, frente ao estreante Tondela, por 2-1, com o golo da vitória a surgir nos descontos, através de uma grande penalidade apontada por Adrien Silva.
Com cinco jornadas da Liga russa disputadas, o CSKA Moscovo segue isolado no comando, com cinco triunfos, o último dos quais frente ao ‘vizinho’ Spartak, igualmente na sexta-feira.
Esta será a segunda presença do Sporting no ‘play-off’ de acesso à Liga dos Campeões, depois de em 2009/10 ter sido afastado pela Fiorentina.
Caso o Sporting se qualifique, Portugal voltará a ter três equipas na Liga dos Campeões, uma vez que o campeão Benfica e o FC Porto têm entrada direta na fase de grupos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.