O Valência, de Nuno Espírito Santo, e o Mónaco, de Leonardo Jardim, começam na quarta-feira a lutar por um lugar na Liga dos Campeões de futebol, num dos mais aguardados encontros do ‘play-off’.
Depois de ter chegado aos quartos de final na última temporada, o Mónaco tem agora uma difícil tarefa para voltar à fase de grupos, frente ao Valência, que procura reentrar na principal competições de clubes três épocas depois.
Para o conjunto espanhol a receção ao Mónaco será o primeiro jogo oficial da temporada, uma vez que a Liga espanhola ainda não começou, enquanto o Mónaco já fez quatro jogos, dois na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’ e dois no campeonato.
O empate a zero com o Lille, na segunda jornada da Liga francesa, deixou marcas na equipa de Leonardo Jardim, que perdeu João Moutinho durante pelo menos um mês, restando dúvidas sobre a utilização de Kurzawa.
Assim, do lado do Mónaco poderão estar em campo Ricardo Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, enquanto nos valencianos João Cancelo, Ruben Vezo e André Gomes são opção.
O Sporting é a única equipa portuguesa nesta fase da competição, procurando juntar-se a Benfica e FC Porto na fase de grupos, precisando, para tal, de afastar o CSKA Moscovo, equipa que, em 2005, venceu a Taça UEFA em Alvalade.
Além de Jorge Jesus, agora no Sporting, Nuno Espírito Santo e Leonardo Jardim, existe um quarto treinador português no ‘play-off’, Domingos Paciência, ao comando dos campeões do Chipre, APOEL Nicósia.
Para chegar à fase de grupos, o clube cipriota, de Mário Sérgio e Nuno Morais, terá de ultrapassar o Astana, que procura ser o primeiro clube cazaque na ‘Champions’.
Depois de, na última temporada, ter interrompido uma série de 19 participações consecutivas na Liga dos Campeões, o Manchester United quer voltar a entrar na prova, surgindo como claro favorito frente aos belgas do Club Brugge, que visitam na terça-feira Old Trafford.
Uma das eliminatórias previsivelmente mais equilibradas será entre os italianos da Lazio, que procura regressar à competição oito épocas depois, e os alemães do Bayer Leverkusen, que atingiu os oitavos de final em 2015/16.
O ‘português’ Dínamo Zagreb, com Eduardo, Ivo Pinto, Paulo Machado e Gonçalo Santos entre os jogadores inscritos defronta os albaneses do Skenderbeu.
O Shakthar Donetsk, ‘carrasco’ do Fenerbahçe, de Vítor Pereira, defronta o Rapid Viena, com Basileia e Maccabi Telavive, as duas últimas equipas de Paulo Sousa, atual treinador da Fiorentina, a defrontarem-se.
Os outros dois encontros vão ser entre o BATE Borisov e o Partizan de Belgrado e entre o Celtic e o Malmoe.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.