A FIFA divulgou hoje o relatório da sua plataforma de transferências (TMS) sobre os gastos das cinco principais ligas de futebol, colocando a inglesa como a mais gastadora este verão, à frente da espanhola, francesa, italiana e alemã.
O relatório da TMS refere que os clubes que atuam na principal liga inglesa gastaram mais de 892 milhões de euros, fazendo da ‘Premier League’ a liga mais investiu entre mercado das principais cinco ligas europeias (‘Big 5’).
Apesar de ter reduzido o investimento em 135,336 milhões euros, em comparação com a última temporada, a Liga espanhola registou gastos superiores a 443 milhões de euros, tornando-se a segunda liga que mais pagou.
Em comparação com o verão passado, também as Ligas italiana e francesa aumentaram os seus gastos, com verbas avaliadas em 348,648 e 241,992 milhões, respetivamente.
A competição mais ‘poupada’ acabou por ser a Liga alemã, com investimentos avaliados em ‘apenas’ 222,274 milhões de euros.
No conjunto dos ‘Big 5’ registou-se um total de 1.340 transferências internacionais, um aumento de 4% comparado com o mesmo período do ano passado.
No total, registaram-se gastos no valor de quase 2,2 mil milhões de euros, aumentando 2% em comparação com a última temporada.
Segundo o organismo, a idade média dos jogadores contratados pelos clubes dos ‘Big 5’ foi de 23 anos e nove meses – um mês mais jovens do que no ano passado.