Oito jovens de várias cidades representam Portugal a partir de hoje no campeonato do mundo de Futebol de Rua, na Holanda, onde desejam alcançar o primeiro lugar, no dia 19.
“Vamos tentar chegar ao primeiro lugar, era a cereja no topo do bolo vir para Portugal no dia 20 com o troféu do primeiro lugar”, segundo palavras de Vítor Silva, 24 anos, um dos selecionados para representar o país no campeonato.
O campeonato do mundo em Amsterdão (em 2014 foi no Chile), uma competição de futebol mas com regras próprias, junta equipas de 60 países e é uma iniciativa de inclusão pelo desporto que começou em 2003 e na qual Portugal participa desde 2004 através da associação CAIS, também conhecida pela revista com o mesmo nome e que se destina a apoiar os sem-abrigo.
Conhecido no passado como o campeonato dos “sem-abrigo” a iniciativa é antes um projeto internacional que junta pessoas que são acompanhadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e por projetos de cariz social que com eles trabalham, explicou à Lusa o coordenador do projeto Futebol de Rua da CAIS, Gonçalo Santos.
Portugal nunca venceu, mas já chegou uma vez à final e tem conseguido sempre posições altas, que lhe dão um terceiro lugar no 'ranking' dos países participantes. Os oito jovens que a partir de hoje defendem a bandeira portuguesa foram selecionados através de torneios regionais no primeiro semestre deste ano e que envolveram 900 participantes.