As equipas portuguesas iniciaram a Liga Europa de futebol com ‘sortes’ diferentes, com o Sporting a perder frente ao Lokomotiv Moscovo, o Sporting de Braga a vencer o Slovan Liberec e o Belenenses a empatar frente ao Lech Poznan.
No Grupo H, o Sporting não teve a entrada mais desejada na Liga Europa, ao deixar-se surpreender por uma bem organizada equipa do Lokomotiv de Moscovo, que alinhou de início com o português Manuel Fernandes.
O desaire ‘leonino’ começou a ser construído aos 12 minutos, com um golo de Samedov, que só teve resposta já no segundo tempo. Montero, aos 50 empatou a partida, mas seis minutos depois Samedov ‘bisou’, antes de Niasse, aos 65, ‘matar’ o jogo a favor da equipa russa.
O Lokomotiv lidera agora o Grupo H, a par dos turcos do Besiktas, que hoje, com Ricardo Quaresma como titular, foram à Albânica vencer o Skenderbeu, por 1-0.
Sorte bem diferente teve o Sporting de Braga, que coroou com uma vitória o 100.º jogo nas competições europeias, ao vencer no terreno do Slovan Liberec na estreia no Grupo F. Na República Checa, Rafa foi o ‘herói’ bracarense, ao apontar o único golo da partida, aos 60 minutos.
Os ‘arsenalistas’ seguem agora na liderança, a par dos franceses do Marselha, que hoje venceu em casa do Groningen, por 3-0, em jogo marcado pela estreia do português Rolando com a camisola do clube gaulês.
Um resultado positivo conseguiu também o Belenenses, naquele que foi o primeiro jogo de sempre da equipa de Lisboa na fase de grupos de uma competição europeia. O empate (0-0) no terreno do Lech Poznan dá aos ‘azuis’ o primeiro ponto no Grupo I, que é liderado pelos suíços do Basileia.
A jogar em Itália, frente à Fiorentina do português Paulo Sousa, seu antigo treinador, os campeões helvéticos deram a volta ao marcador para conquistarem os três pontos que lhe garantem a liderança isolada do grupo.
No Grupo J, destaque para o empate do Mónaco, de Leonardo Jardim, no terreno do Anderlecht (1-1), num jogo que marcou o regresso à competição do português João Moutinho, após paragem por lesão. Junto do médio alinharam também Fábio Coentrão, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro.
Em pior plano esteve, no Grupo A, o Fenerbahçe, que foi surpreendido em casa pelos noruegueses do Molde. A equipa de Vítor Pereira alinhou com Bruno Alves, Raul Meireles e Nani como titulares, com o antigo avançado do Sporting a fazer o seu primeiro golo de sempre na Liga Europa, insuficiente para evitar uma derrota ‘caseira’ por 3-1.
Dos jogos realizados hoje, destaque para a vitória confortável dos alemães do Borussia de Dortmund, no Grupo C, que deram continuidade ao bom início de época ao vencerem em casa os russos do Krasnodar, e para a maior goleada da noite, conseguida em jogo do Grupo D, com os italianos do Nápoles a baterem os belgas do Club Brugge, por 5-0.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.