O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, vai disputar o terceiro ‘clássico’ frente ao Benfica, depois de na época passada não ter conseguido vencer os ‘encarnados', nos dois jogos da I Liga portuguesa de futebol.
Na primeira temporada como técnico do FC Porto, o antigo guarda-redes de Real Madrid e FC Barcelona, de 49 anos, somou um desaire e um empate, em dois jogos que acabariam por se revelar cruciais para o desfecho do campeonato, conquistado pelas ‘águias’.
A estreia de Lopetegui em ‘clássicos’ com o Benfica aconteceu a 14 de dezembro de 2014, à 13.ª jornada, quando os ‘dragões' receberam o rival.
À entrada para essa ronda, o conjunto da Luz liderava com mais três pontos do ue os portistas, que, em caso de triunfo, igualavam os visitantes no topo da classificação.
No entanto, a equipa benfiquista acabaria mesmo por aumentar a diferença para seis pontos, graças ao triunfo por 2-0, construído com um ‘bis' de Lima.
O campeonato prosseguiu, com ‘águias' e ‘dragões' nos dois primeiros lugares e, mesmo depois de não ter conseguido capitalizar as duas derrotas averbadas pelos ‘encarnados', o FC Porto chegou ao clássico da 30.ª jornada a depender apenas de si próprio para alcançar o primeiro lugar.
Na Luz, Julen Lopetegui surpreendeu com o ‘onze’ apresentado, diante de um Benfica que reforçou a vantagem pontual com um ‘nulo’ (0-0), face à vantagem no confronto direto, dando um passo determinante rumo ao bicampeonato.
FC Porto e Benfica jogam no domingo, a partir das 19:15, no Estádio do Dragão, numa partida que será dirigida pelo portuense Artur Soares Dias.
Os dois clássicos de Lopetegui contra o Benfica:
Época 2014/15 (13.ª jornada).
14 de dezembro de 2014.
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.
FC Porto - Benfica, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Lima, 36 minutos.
0-2, Lima, 56.
Equipas:
FC Porto: Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro (Aboubakar, 76), Casemiro, Herrera (Quintero, 58), Óliver Torres, Tello (Ricardo Quaresma, 58), Jackson Martínez e Brahimi.
(Suplentes: Andrés Fernandez, Maicon, Ricardo Quaresma, Quintero, Reyes, Evandro e Aboubakar).
Treinador: Julen Lopetegui.
Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão (César, 77), Jardel, André Almeida, Samaris, Enzo Pérez, Salvio (Pizzi, 90+3), Gaitán, Talisca (Ola John, 80) e Lima.
(Suplentes: Artur, Derley, Ola John, Jonas, Pizzi, Benito e César).
Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Almeida (2), Danilo (12), Enzo Perez (38), Gaitán (47), Casemiro (54) e Samaris (87).
Assistência: 48.109 espetadores.
Época 2014/15 (30.ª jornada).
26 de abril de 2015.
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - FC Porto, 0-0.
Equipas:
Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Gaitán, Pizzi (André Almeida, 81), Talisca (Fejsa, 64), Lima e Jonas (Ola John, 90+2).
(Suplentes: Paulo Lopes, Lisandro López, Fejsa, Rúben Amorim, Derley, Ola John e André Almeida).
Treinador: Jorge Jesus.
FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Rúben Neves (Herrera, 46), Casemiro, Óliver, Evandro (Hernâni, 64), Brahimi (Ricardo Quaresma, 55) e Jackson Martínez.
(Suplentes: Fabiano, Martins Indi, Ricardo Quaresma, Herrera, Hernâni, Ricardo Pereira e Aboubakar).
Treinador: Julen Lopetegui.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Eliseu (19), Gaitán (24), Danilo (47), Ricardo Quaresma (59), Jackson Martínez (61), Marcano (72), Fejsa (77), Júlio César (86) e Maicon (90).
Assistência: 63.534 espetadores.