O Rio Ave igualou hoje os líderes FC Porto e Sporting com uma vitória sofrida frente ao Boavista (1-0) e ofuscou o novo fôlego da Académica, que conquistou os seus primeiros pontos na I Liga de futebol.
Com os encontros dos favoritos todos marcados para domingo, coube ao Rio Ave representar o ‘quinteto’ da liderança e, perante a responsabilidade acrescida de, em caso de vitória alcançar os líderes FC Porto e Sporting, tremeu, mas não fracassou: ao quarto minuto dos descontos, do encontro da sétima jornada, Bressan encontrou o caminho da baliza.
O golo do médio bielorrusso e a vitória arrancada a ferros a um Boavista que continua a desperdiçar pontos nos últimos momentos permitem aos vila-condenses, com mais um encontro, igualarem provisoriamente o FC Porto e o Sporting na liderança, com 14 pontos, mais dois do que Benfica e Sporting de Braga.
Em caso de triunfo dos seus mais diretos adversários, o Rio Ave voltará no domingo ao seu lugar no arranque da sétima jornada da Liga, o quinto posto. Já o Boavista é 11.º, com oito pontos.
A ‘proeza’ dos pupilos de Pedro Martins deixou para segundo plano o fim do pesadelo da Académica, que, à sétima jornada, conquistou os seus primeiros pontos.
Depois de seis derrotas consecutivas, que motivaram a troca do treinador José Viterbo por Filipe Gouveia, a Académica somou os primeiros três pontos, graças ao golo solitário de Rui Pedro, na conversão de uma grande penalidade, aos 64 minutos.
A tarefa hercúlea dos ‘estudantes’ frente ao 10.º classificado ficou facilitada quando, ao minuto 19 do encontro que decorreu no Estádio Cidade de Coimbra, Bruno Paixão expulsou Dirceu por acumulação de amarelos.
Assim, a Académica deixou de estar ‘isolada’ no último lugar da tabela, tendo os mesmo pontos que o Moreirense, que hoje empatou 1-1 com o Tondela, num jogo de ‘aflitos’.
O brasileiro Rafael Martins deu vantagem à formação de Moreira de Cónegos, aos 34 minutos, mas, na segunda parte, aos 51, Romário Baldé empatou para os anfitriões, que jogaram os últimos minutos em inferioridade, por expulsão de Kaká.
A repartição de pontos não beneficiou nenhuma das equipas, com o Tondela, com quatro, a estar uma posição (16.ª) à frente do seu rival da sétima jornada.
No outro encontro da jornada hoje disputado, o Paços de Ferreira venceu em casa o Nacional, por 3-1, para subir à sétima posição, com 11 pontos.
Bruno Moreira ‘bisou’, aos 19 e 61 minutos, marcando pelo meio, aos 27, um golo na própria baliza, com Pelé a fazer o outro golo dos pacenses, aos 56, de grande penalidade.
Com esta derrota, o Nacional mantém-se na 12.ª posição, com sete pontos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.