Declarações dos jogadores da seleção portuguesa de futebol na zona mista, após o jogo do grupo I da fase de qualificação para o Europeu de 2016, disputado em Braga, que terminou com uma vitória de Portugal por 1-0.
Danilo (jogador de Portugal): "Estamos de parabéns pela forma como nos apurámos. Agora vamos festejar. Conseguimos ultrapassar as dificuldades. Marcámos e, depois, defendemos bem. Estou cada vez mais confiante, à medida que vou jogando mais. Está a ser uma época de sonho para mim, e estou a concretizar os meus objetivos."
Fábio Coentrão (jogador de Portugal): "Estou feliz por ter regressado e ajudado a seleção.
Toda a gente sabe que Portugal tem um objetivo, que é ganhar. É isso que vamos fazer no Europeu, com os pés bem assentes na terra. Uma seleção que ganha seis jogos seguidos pode chegar ao Europeu e ganhar.
Saí, porque queria jogar mais. Não estava feliz, e optei por ir para o Mónaco, uma excelente equipa, para ter oportunidade de jogar mais, porque sentia uma infelicidade no Real Madrid, nos últimos tempos, e queria ser feliz.
[Sobre a carreira do ex-colega Casillas em Portugal] Para mim, sem dúvida alguma, o Casillas é o melhor guarda-redes do mundo. Sempre disse isso, continuo a dizer, e ele é uma mais-valia para o FC Porto."
Tiago (jogador de Portugal): "Estamos muito contentes por termos conseguido a qualificação para o Europeu e por termos ganho este jogo.
Sinto uma felicidade imensa. É um dia extraordinário ter voltado á seleção. Agradeço ao ?mister' [Fernando Santos] a confiança, e quero agradecer aos meus companheiros o trabalho feito neste apuramento.
Os jogadores que têm chegado pouco a pouco têm mostrado qualidade. Para os mais velhos, cada vez há menos tempo e, sem dúvida, que os mais novos trazem-nos coisas boas. Quem sabe, podem levar a seleção o mais alto possível."
João Moutinho (jogador de Portugal): "[Sobre a importância do golo] Foi importante, porque deu a vitória. Temos de dar os parabéns à equipa, pela união que houve entre ela. Nos minutos finais, tivemos de sofrer um pouco, mas conseguimos o objetivo principal que era a vitória, que era a qualificação para o Europeu. Estamos todos de parabéns, e agradeço ao público que aqui esteve e que nos apoiou do primeiro ao último minuto.
Todas as seleções que estiverem no Euro, terão o objetivo de o ganhar. Temos mais um jogo pela frente, com a Sérvia. Temos de o encarar com a máxima seriedade, como temos encarado todos os jogos. Depois, iremos pensar jogo a jogo, fase a fase. Não iremos pensar já no título europeu, porque é algo que não é real agora. Temos ainda muito pela frente a fazer, seja nos clubes ou na seleção, a começar pelo próximo jogo.
[Sobre a importência de Fernando Santos na qualificação para o Europeu] Pegou na equipa, conseguiu moldar a equipa como queria e temos uma série de seis vitórias consecutivas. Acho que isso é importante. Tem a sua quota parte, como todos os jogadores que estiveram não só aqui, mas nas restantes convocatórias.
[Sobre a entrega da bandeira de Portugal por Cristiano Ronaldo] Foi a mim, como podia ter sido a outro jogador. Estamos todos de parabéns pelo que fizemos nesta fase de qualificação, sabendo ainda que temos um jogo pela frente. Foi um gesto bonito, e há que festejar um pouco."
Cédric (jogador de Portugal): "Foi um ambiente de felicidade [no balneário]. Estamos todos muito orgulhosos e muito felizes com este apuramento. Sabemos que temos um jogo [com a Sérvia] daqui a uns dias, por isso não há tempo para descansar.
Penso que fizemos um grande jogo aqui, em Braga. A equipa está de parabéns pela sucessão de vitórias. Estou muito orgulhoso de poder fazer parte deste grupo e espero continuar neste trajeto de vitórias.
[Sobre a possibilidade de Portugal ser campeão da Europa] Sabíamos que estar em França era um dos objetivos de Portugal. Conseguimos o primeiro objetivo. Agora vamos continuar a preparar a equipa para atingir o segundo.
O treinador tem muita experiência, e a equipa estabilizou claramente com ele. É uma mais-valia, e a equipa tem mostrado isso nos resultados e na forma de jogar. Estamos em sintonia, e espero que a equipa de Portugal continue a fazer os belíssimos resultados que tem feito."