loading

FIFA: Governo suíço aprova extradição de mais um dos dirigentes detidos

O governo suíço aprovou hoje a extradição para os Estados Unidos de Costas Takkas, antigo secretário-geral da Federação de Futebol das Ilhas Caimão, detido em maio passado na sequência do escândalo de corrupção na FIFA.

FIFA: Governo suíço aprova extradição de mais um dos dirigentes detidos
Futebol 365

ostas Takkas, que também desempenhou funções de adjunto do presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), tem 30 dias para recorrer da extradição para o Tribunal Penal Federal.

Takkas está detido preventivamente desde 27 de maio, dia em que foi detido em Zurique, juntamente com outros seis dirigentes da FIFA

O justiça suspeita que Takkas, em nome da CONCACAF, pediu e aceitou subornos de vários milhões de dólares de uma sociedade norte-americana, tendo em vista a atribuição de direitos televisivos de encontros de qualificação para os Mundiais de 2018 e 2022.

Dos sete detidos em maio, apenas Jeffrey Webb, ex-vice-presidente da FIFA, já foi extraditado para os Estados Unidos.

Além da Takkas, a justiça suíça já tinha autorizado as extradições de Eugénio Figueiredo, ex-vice-presidente da FIFA; Rafael Esquivel, antigo presidente da Federação Venezuelana de Futebol; e Eduardo Li, antigo líder da Federação de Futebol da Costa Rica.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

Na quinta-feira, o comité de ética da FIFA suspendeu por 90 dias o presidente demissionário, Joseph Blatter, o presidente da UEFA, Michel Platini, e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

O comité executivo suspendeu por seis anos o sul-coreano Chung Mong-Joon que, tal como Michel Platini, já tinha assumido a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?