loading

Procura-se bom senso no futebol português

É com tristeza que, no Marcas do Futebol, vamos escrevendo, demasiadas vezes, sobre os mesmos temas. Um dos assuntos recorrentes no nosso blogue, e, por conseguinte, também aqui no Futebol 365, prende-se com as constantes polémicas que assolam o futebol português. Infelizmente, as últimas semanas têm sido preenchidas com histórias pouco abonatórias para a promoção de um desporto que devia ser mais acarinhado por todos. Triste é constatar que no futebol português se fala de tudo menos do que mais interessa… o jogo.

Procura-se bom senso no futebol português
Futebol 365

Começa a ser difícil abordar o assunto, tantas são as vezes que se tem de escrever sobre ele. O futebol português continua a alimentar-se de polémicas gratuitas que em nada dignificam a modalidade.

Nas últimas duas semanas, sempre que abrimos um jornal desportivo ou que ligamos uma televisão ou um rádio, o que vemos e ouvimos são declarações incendiárias por parte de dirigentes e trocas de acusações entre clubes. Até a comunicação social, que deveria ter um papel mais pacifista, resolve meter-se ao barulho e trazer mais achas para uma fogueira que já arde com exagerada intensidade.

Nas últimas semanas temos visto de tudo um pouco, nomeadamente episódios que só tem ajudado a denegrir a imagem do futebol português.

Primeiro foi a participação de Bruno de Carvalho no programa da TVI24 ‘Prolongamento’. O presidente do Sporting Clube de Portugal (SCP) portou-se, mais uma vez, como um adepto e não como o presidente de um dos clubes com maior prestígio em Portugal. O 'lavar de roupa suja' em que se envolveu com Pedro Guerra – comentador residente do programa e aficionado do Benfica – não dignificou em nada Bruno de Carvalho, nem a instituição que representa, o SCP.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Depois foi a vez da RTP. A estação pública de televisão realizou um vídeo de promoção ao jogo da Liga dos Campeões - que se irá realizar na próxima terça-feira - entre FC Porto e Maccabi Tel-Aviv, em que, para promover um jogo dos dragões, recorreu a imagens de jogadores do Benfica. Percebe-se que a RTP até tentou ser engraçada, mas deveria haver mais cuidado, principalmente quando se sabe que a cultura futebolística da grande maioria dos adeptos em Portugal não permite esse tipo de ‘brincadeiras’. Quando o clima de tensão aumenta no futebol português a responsabilidade dos media também deve ser maior.

Finalmente, a guerra Bruno de Carvalho-Benfica. O presidente do SCP está mesmo em todas e não tem perdoado nas suas declarações contra o Benfica. O ambiente parece estar a aquecer em demasia para o jogo entre os dois maiores clubes de Lisboa, no próximo dia 25. É tempo de resfriar os ânimos. Este clima de guerrilha não ajuda em nada a promoção do espetáculo. O futebol deve ser servir para levar as pessoas aos estádios em clima de paz e alegria e não em estados de espírito que promovam o ódio e o desprezo pelo outro.

Espero sinceramente que os adeptos demonstrem ter mais juízo que os dirigentes e que saibam fazer do futebol uma festa. O bom senso parece ter-se ausentado do futebol nacional. Pode estar aqui a trilhar-se um caminho muito perigoso. Todos devem ter a responsabilidade de acabar com este tipo de guerras sem fim. Dirigentes, treinadores, jogadores, adeptos, comunicação social e governantes que, infelizmente, demasiadas vezes assistem a todo este triste espetáculo impávidos e serenos.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015
Nacional - Boavista, 0 - 0

Sábado, 24 de Outubro de 2015
Marítimo - Paços Ferreira, 0 - 2
Estoril - Rio Ave, 2 - 2
V. Guimarães - Académica, 1 - 1

Domingo, 25 de Outubro de 2015
Arouca - Tondela, 1 - 1
Moreirense - V. Setúbal, 0 - 2
Benfica - Sporting, 0 - 3
FC Porto - Sp. Braga, 0 - 0

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015
Belenenses - U. Madeira, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?