Um ensaio de Fourie Du Pree, a cinco minutos do final, valeu à África do Sul um apertado triunfo por 23-19 face ao País de Gales e o consequente apuramento para as meias-finais do Mundial de Rugby.
Em Twickenham, Londres, os sul-africanos começaram melhor (6-0), mas o equilíbrio pautou todo o encontro, com seis mudanças no comando do encontro, a último com o decisivo ensaio de Du Pree, já com o fim à vista.
A África do Sul, campeã em 1995 e 2007 e terceira em 1999, está pela quarta vez nas meias-finais, enquanto o País de Gales, ‘carrasco’ da anfitriã Inglaterra na primeira fase, falhou a que seria a terceira presença nos quatro melhores.
Três penalidades de Handré Pollard, contra uma de Dan Biggar, deram vantagem inicial aos africanos, mas, aos 19 minutos, Gareth Davies conseguiu o seu quinto ensaio na prova, que Biggar converteu, selando a primeira reviravolta (9-10).
Até ao intervalo, Pollard voltou a dar vantagem aos locais (12-10), mas os galeses fecharam na frente (12-13), graças a um pontapé de ressalto de Biggar.
Biggar ainda deu quatro pontos de vantagem aos europeus (12-16), no início da segunda metade, mas Pollard respondeu com uma penalidade e um pontapé de ressalto (18-16).
Através de mais uma penalidade, Biggar recolocou o País de Gales na frente (18-19), só que, aos 75 minutos, Fourie Du Preez conseguiu o segundo ensaio do jogo e colocou os sul-africanos quatro pontos à maior (23-19).
Pollard, que acertou cinco de oito pontapés, não conseguiu a respetiva conversão, mas a África do Sul logrou segurar, sem grandes problemas, a vantagem até final.
As meias-finais prosseguem ainda hoje, com o confronto entre a detentora do título Nova Zelândia e a França.