loading

Crónica: Belenenses vence em Basileia e reentra na luta pelo apuramento

O Belenenses venceu hoje na visita ao terreno do Basileia, por 2-1, em jogo da terceira jornada do grupo I da Liga Europa de futebol, que lhe permite reentrar na luta pelo apuramento para a próxima fase.

Crónica: Belenenses vence em Basileia e reentra na luta pelo apuramento

Lang, aos 15 minutos, adiantou o hexacampeão suíço no marcador, mas Luís Leal, aos 27, e Kuca, aos 45+1, operaram a reviravolta e deram aos ‘azuis’ o primeiro triunfo na fase de grupos, depois de um empate com o Lech Poznan e uma derrota com a Fiorentina.

O conjunto de Belém, que nas duas próximas rondas recebe o Basileia e o Lech Poznan, soma agora quatro pontos, os mesmos dos polacos - que venceram em Florença (2-1) - e está a dois dos helvéticos, que continuam a liderar o grupo, com seis. O líder do campeonato italiano, comandado por Paulo Sousa, segue em último, com três

Apesar de não poder contar com os experientes Tonel e Carlos Martins, o conjunto de Belém realizou uma exibição personalizada e de grande entreajuda, exceção feita ao primeiro quarto de hora, em que o Basileia dominou.

De resto, os suíços adiantar-se mesmo no marcador, aos 15 minutos, por intermédio de Lang, que subiu à área e correspondeu da melhor forma a um canto apontado pelo ‘capitão’ Matías Delgado.

Contudo, o Belenenses soube reagir rapidamente e foi adiantando as linhas, acabando por chegar ao empate ainda antes da meia hora, através de um grande golo de Luís Leal, num remate de ‘ressaca’ de fora da área.

Este foi o ‘tónico’ ideal para os ‘azuis’, já que, a partir desse momento, a formação comandada por Sá Pinto passou a jogar de forma fluída, sem receio e operou a reviravolta em cima do intervalo, na sequência de um contra-ataque conduzido por Luís Leal e que terminou com a finalização de Kuca.

Com Rúben Pinto, André Sousa e Tiago Silva a ‘comandarem’ as operações a meio-campo, raras foram as vezes em que o Basileia incomodou verdadeiramente Ventura, e Luís Leal, aos 60 minutos, esteve perto de aumentar a contagem, num lance quase tirado a ‘papel químico’ do primeiro golo.

A resposta dos suíços chegaria pouco depois, com Ventura a fazer a defesa da noite, desviando um remate de Xhaka para a barra, antes de Filipe Ferreira evitar que Janko concretizasse uma igualdade que parecia certa.

Com o aproximar do apito final, os ‘azuis’ tentavam responder eficazmente ao jogo direto do Basileia, sendo que, a quatro minutos do fim, Zuffi dispôs da mais flagrante das oportunidades para igualar o marcador, mas Ventura opôs-se de forma brilhante ao remate à queima-roupa e segurou a preciosa vitória da formação lusa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?