Nem só de chutos na bola se faz o dia-a-dia de uma equipa de futebol. A solidariedade para com um ‘membro da família’ uniu o plantel do Arouca, que lhe ofereceu uma mota, essencial para a sua vida.
Alcino, natural da freguesia de Canelas, a cerca de 10 quilómetros da vila Arouca, tem menos de 40 anos, mas os problemas de saúde limitam-lhe o acesso ao emprego e, por isso, é frequente vê-lo pelo Estádio Municipal de Arouca, em conversa com os jogadores, com o presidente do clube ou a tentar ajudar os funcionários em tarefas mais simples. Todos estranharam quando esteve alguns dias sem aparecer, mas a razão da ausência soube-se rapidamente: a mota avariou e Alcino ficou sem meio de transporte.
"Estou na minha terceira época no Arouca e sempre me lembro de ver o Alcino pelo estádio", contou à Lusa Nuno Coelho. "Soubemos que a mota dele se tinha estragado. Ele falou comigo para saber se tinha possibilidades de o ajudar. Para ele, a mota não é um capricho, é essencial para ele poder vir à vila fazer as refeições na Santa Casa da Misericórdia", explicou o ‘capitão’ da equipa da I Liga.
O Alcino já tinha o negócio em vista e o dinheiro que o plantel arouquense juntou deu para pagar a ‘scooter’ e o seguro. O montante que sobrou vai-lhe sendo dado para pagar gasolina, alimentação ou medicamentos. Outro dos ‘capitães’ da equipa, David Simão, já se encarregou de lhe comprar alimentos para ter em casa, na eventualidade de não poder ir ao centro de Arouca.
"Toda a gente lhe acha piada, é mais um elemento da nossa família, e todos se mobilizaram para ajudar", disse o médio, sublinhando, no entanto, que ajudar não é estar sempre de mão aberta. Por isso, Alcino concordou em cumprir algumas regras e tarefas, e às 09:00 apresenta-se no estádio para tomar o pequeno-almoço com a equipa.
Alcino agradeceu a oferta, num gesto que estendeu às redes sociais. Para classificar a atitude dos companheiros escreveu: "os jogadores do Arouca são tramados".
O clube associou-se a outra causa, a da luta contra o cancro. Na sua página do Facebook da equipa, Nuno Coelho é o rosto do apelo à solidariedade para com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que promove o seu peditório anual de 30 de outubro a 02 de novembro.