O português Frederico Morais juntou-se a Vasco Ribeiro na terceira eliminatória da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, ao vencer a sua bateria na primeira ronda.
Na praia de Supertubos, em Peniche, Frederico Morais, 54.º do 'ranking' de qualificação, somou 16,43 pontos (7 e 9,43), batendo o norte-americano Kolohe Andino, 24.º do circuito mundial, e o brasileiro Adriano de Souza, segundo da hierarquia, que terminaram o quinto 'heat' com 16,27 pontos.
Kikas voltou a qualificar-se para a terceira ronda da etapa penicheira do circuito mundial, juntando-se ao campeão do mundo de juniores, Vasco Ribeiro, a Filipe Toledo, Gabriel Medina, campeão do mundo, e Keanu Asing, depois de em 2013 ter chegado à mesma fase após eliminar o norte-americano Kelly Slater.
Na terceira ronda da 10.ª e penúltima etapa do circuito, vai ainda competir Tiago Pires perante Mick Fanning e Sebastian Zietz, no sexto 'heat'.
O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal, que já conta três dias de espera, prolonga-se até 31 de outubro, podendo consagrar Fanning, líder do 'ranking', como tetracampeão do mundo.