O velejador João Rodrigues assegurou hoje a vaga para Portugal em RS:X (prancha à vela) nos Jogos Olímpicos Rio2016, ao ser 28.º no Mundial da especialidade e ocupar uma das seis vagas olímpicas disponíveis.
Caso se confirme que será João Rodrigues a ocupar a quota em RS:X, esta será a sétima participação olímpica consecutiva do madeirense, que era desde Londres2012 o mais português com mais presenças em Jogos.
João Rodrigues, de 43 anos - fará 44 em novembro -, terminou hoje a etapa final na 17.ª posição, somando um total de 186 pontos, num mundial ganho pelo francês Pierre Le Cop, com 50.
No seu currículo, João Rodrigues tem títulos mundiais e europeus, além das seis presenças em Jogos, nos quais tem como melhor resultado o sexto posto em Atenas2004.
Portugal já garantiu a presença de 31 atletas no Rio2016, com João Rodrigues a assegurar a terceira vaga na vela, depois do 49er (dois velejadores) e do Laser.
No tiro, João Costa conseguiu quota para Portugal em duas provas, na canoagem são seis os apurados, na natação dois atletas têm mínimos e a equipa de futebol levará 18 elementos ao Brasil.
A estes apurados poderão juntar-se 14 elementos do atletismo, que já têm os mínimos definidos pelo Comité Olímpico Internacional, mas que ainda não foram confirmados pela Federação Portuguesa de Atletismo, que irá definir os critérios de qualificação.