O FC Porto somou hoje a segunda derrota na Liga dos Campeões de andebol ao perder frente ao HC Meshkov Brest, por 34-27, na Bielorrússia, e caiu para o terceiro lugar do Grupo C, liderado pelos espanhóis do La Rioja.
O bicampeão bielorrusso começou desde cedo a mostrar por que é considerada um dos grandes candidatos a garantir a qualificação para a próxima fase da prova, impondo aos ‘dragões’ um parcial inicial de seis golos marcados e apenas um sofrido.
O Meshkov Brest recorreu a um jogo com transições rápidas, apostou numa defesa muito agressiva, revelou uma enorme eficácia na meia distância – que não se tinha visto no jogo em que foi derrotado no Dragão Caixa – e contou com uma exibição de elevado nível do guarda-redes Charapenka.
À maior eficácia da equipa bielorrussa nas mais variadas frentes, que lhe permitiu chegar ao intervalo a vencer por 17-12, há ainda que somar alguma falta de sorte do FC Porto, nomeadamente nos remates da linha dos seis metros.
A vantagem de cinco golos alcançada pelo Mehskov Brest na primeira meia hora de jogo acabou por se revelar decisiva para o resultado final, já que os ‘azuis e brancos’ nunca foram capazes de contrariar os bielorrussos na segunda.
Numa tarde difícil para os guarda-redes portistas, os bielorrussos continuaram a mostrar um enorme poderio ofensivo, nomeadamente por Rastko Stojkovic e Szmitry Nikulenkau, ambos com seis golos, menos um do que o portista Yoel Cuni Morales (7).
A formação portista sofreu ainda a contrariedade da lesão de Hugo Santos, autor do primeiro golo dos ‘dragões’ na conversão de um livre de sete metros, ainda na primeira parte, e já na segunda viu o francês Jordan Pitre ser expulso.