O Rio Ave perdeu hoje o comboio dos líderes FC Porto e Sporting ao deixar-se empatar já nos descontos do encontro da oitava jornada da Primeira Liga com o Estoril-Praia, que terminou 2-2.
Com os jogos dos dois ‘grandes’ da liderança agendados para domingo, o Rio Ave tinha na mão a possibilidade de igualar no topo da tabela FC Porto e Sporting e, quem sabe, beneficiar de uma escorregadela de ‘dragões’ e ‘leões’ nos difíceis embates com Sporting de Braga e Benfica, mas deixou-a fugir ao permitir o golo de Afonso Taira, aos 90+6 minutos.
A cara desolada de Tarantini, ‘capitão’ dos visitantes, após o golo do médio português espelhava a frustração dos vila-condenses, que estiveram mais de 60 minutos em superioridade numérica e não conseguiram sair do Estoril com mais do que um ponto.
Os ‘canarinhos’, que ainda não tinham perdido em casa, começaram mal, com a expulsão do brasileiro Leo Bonatini aos 16 minutos e chegaram ainda pior ao intervalo, depois de Marvin, aos 44 minutos, assinar o primeiro golo do Rio Ave.
Em inferioridade numérica, o Estoril-Praia não baixou os braços e, ao minuto 56, Diego Carlos empatou o encontro. Já com um empate também em número de jogadores, após expulsão de Aníbal Capela por acumulação de amarelos, aos 78 minutos, a equipa que ocupa a terceira posição do campeonato nacional voltou a sonhar em igualar os líderes, graças a um golo de Guedes (88).
Quando o árbitro já se preparava para apitar, decorridos seis minutos dos descontos, Afonso Taira igualou o marcador e impediu a ascensão dos visitantes ao estatuto de líder.
Com o empate, o Rio Ave soma 15 pontos, menos dois do que FC Porto e Sporting, enquanto o Estoril-Praia é sexto, com 13.
Um lugar mais abaixo dos vila-condenses está o Paços de Ferreira, que hoje subiu provisoriamente ao quarto lugar, com 14 pontos, depois de sair da Madeira com os três pontos, graças a uma vitória por 2-0 sobre o Marítimo.
O ganês Barnes Osei, aos 11 minutos, e Diogo Jota, aos 48, contrariaram a tradição no Estádio dos Barreiros, impondo a primeira derrota da época em casa na I Liga ao Marítimo.
O dia não dos madeirenses, que desceram ao oitavo lugar do campeonato, com os mesmos oito pontos do arquirrival Nacional, tornou-se ainda pior com a expulsão de Tiago Rodrigues, já nos descontos.
No outro encontro da oitava jornada hoje disputado, Vitória de Guimarães e Académica empataram 1-1, num jogo em que os vimaranenses acabaram reduzidos a nove jogadores.
No Estádio D. Afonso Henriques, Tomané, aos 16 minutos, inaugurou o marcador para o Vitória de Guimarães, que ficou reduzido a nove jogadores com as expulsões de Alex, aos 49, e de Moreno, dez minutos depois, antes de Rafael Lopes assegurar o primeiro ponto como visitante para a formação de Coimbra, aos 66.
Com este resultado, os vimaranenses subiram ao 13.º lugar, com os mesmos sete pontos do Belenenses, enquanto a Académica escapou ao último, ao somar quatro, mais um do que o lanterna-vermelha Moreirense.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.