O Benfica entrou hoje de forma auspiciosa na fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins, ao golear os espanhóis do Clube Pati Vic, por 5-1, em Lisboa.
A vitória das 'águias' começou a desenhar-se bem cedo sobre o rinque. Diogo Rafael, logo aos dois minutos, abriu o marcador, após Carlos Nicolia ter desperdiçado um livre direto, a castigar falta e exclusão por dois minutos de Ordeig.
Mas o cotado avançado argentino recuperou a bola na tabela de fundo e redimiu-se ao servir na perfeição Diogo Rafael, que não perdoou.
Já com os internacionais espanhóis Marc Torra e Jordi Adroher em pista, o Benfica aumentou o caudal de jogo ofensivo. Depois de João Rodrigues ter feito o 2-0, Torra e Adroher marcaram dois excelentes golos, em fortíssimos remates de meia distância.
Os hoquistas espanhóis ficaram atordoados e só conseguiram criar perigo aos 22 minutos, mas Marti Lozano não conseguiu bater Pedro Henriques.
O Benfica chegou ao intervalo com uma vantagem de quatro golos sem resposta, realizando uma exibição notável de eficácia, controlo de jogo e objetividade.
Na segunda parte a jovem equipa espanhola subiu no rinque, tornou-se mais lesta a partir para o contra-ataque e criou maior perigo junta das redes defensivas pelo guarda-redes internacional português Pedro Henriques, que substituiu muito bem o castigado e habitual titular, o espanhol Trabal.
Num típico lance de contra-ataque, Ferran Font reduziu para 4-1, com um toque subtil a concluir uma jogada iniciada em Josep Ordeig. Os catalães estiveram muito perto do segundo golo, mas não conseguiram bater novamente Pedro Henriques.
Até que João Rodrigues, a 11 minutos do final, fixou o resultado final (5-1), numa jogada de elevado recorte técnico iniciada por Carlos Nicolia. A assistência do avançado benfiquista foi brilhante e João Rodrigues rematou forte e bem colocado sem hipótese de defesa para o guarda-redes Carles Grau.