O treinador do Sporting defendeu hoje os jogadores do Benfica que foram mais criticados no rescaldo do dérbi de domingo, no estádio da Luz, e acusou esses críticos de terem tentado branquear a vitória dos ‘leões’.
“Quiseram branquear a nossa vitória, até pondo em causa alguns jogadores do Benfica, que conheço bem, que estiveram sempre ao mais alto nível comigo e com quem conquistámos o título”, disse Jorge Jesus, numa alusão implícita a André Almeida e Luisão, que foram muito visados na sequência da derrota por 3-0 na receção ao Sporting.
O técnico ‘leonino’ considerou que o Sporting foi uma equipa realista e que venceu com todo o mérito, razão pela qual fala em tentativa de branqueamento desse triunfo quando se põe a tónica no demérito do Benfica e se ataca alguns dos jogadores que foram importantes na conquista dos títulos alcançados pelo Benfica sob o seu comando técnico.
Questionado sobre os elogios que dirigiu a Rui Costa, em recente entrevista dada à revista GQ, considerando que era o único elemento da estrutura do Benfica que percebe de futebol, não fugiu à questão: “O presidente [Luís Filipe Vieira] é o presidente, ninguém é mais importante do que ele, reconheço isso, mas a minha relação com o Rui [Costa] era outra porque ele tem a vantagem de conhecer o jogo. Falámos de muitos jogadores que o Benfica tinha sob observação. O que se falar além disto é especulação”.
O treinador do Sporting recusou também a ideia de que o pedido do presidente do Benfica a Pedro Proença, feito na quinta-feira durante o jantar de homenagem a Armando Carneiro, ex-responsável pelo centro de estágio do Seixal, para a Liga punir quem manipula os factos, uma alusão ao presidente ‘leonino” Bruno de Carvalho, tenha afetado a equipa.
“Só posso falar com objetividade. Afetou a equipa do Sporting? Não vejo como, estamos em primeiro lugar e, que eu saiba, isso é sinal de que estamos bem”, respondeu Jorge Jesus, que ainda voltou à carga com a entrevista à revista GQ.
O técnico dos ‘leões’ alegou ter dado esse entrevista há cerca de duas semanas e nega ter proferido a frase que lhe é atribuída, segundo a qual o futuro do Benfica passa por Rui Costa: “Não falei nada disso, terei de rever essas declarações e em que contexto surgiram. O que eu disse foi que o Rui Costa trabalhou comigo muitos anos, que tem um conhecimento do jogo e do que é potencializar os jogadores. Reconheço nele essas qualidades”.