Declarações do treinador do Benfica após a vitória frente ao Tondela por 4-0, da nona jornada da Primeira Liga, disputado no Estádio Municipal de Aveiro.
"Lembrar muito claramente que foram quatro golos que marcámos fora, quatro golos sem resposta que foram construídos numa primeira parte muito bem conseguida, em que fizemos os golos com alguma naturalidade e facilitaram, de facto, a tarefa.
Depois, na segunda parte, é evidente que mesmo que nós muitas vezes não pensemos nisso, acabamos por gerir naquilo que é um resultado que está bem conseguido e há alguma tendência dos jogadores, sabendo que há um jogo já na terça-feira, de poder gerir aquilo que é o resultado.
Há que lembrar quatro golos fora, num jogo que queríamos muito ganhar e que acabámos por ganhar por 4-0. Em relação à exibição, são quatro golos importantes.
Nós nunca queremos estar tranquilos, queremos sempre que a exigência seja elevada, porque um clube desta natureza requer estar sempre colado a uma linha no máximo.
Qualquer que fossem os resultados anteriores, teríamos de abordar o jogo desta forma de querermos vencer. Depois de não termos conseguido ganhar na última jornada, era fundamental hoje ganhar e ganhar com um ‘score’ desta natureza. Acho que isso acaba por ser muito bom, mas que não vai alterar o que quer que seja na nossa abordagem, nem naquela que foi anterior, nem na que vai ser daqui para a frente. Temos de ter sempre esta perspetiva de ganhar e de ir para todos jogos para ganhar.
Sobre as questões do presidente, tudo aquilo que o nosso presidente diz é uma mensagem coletiva e estamos, claramente, todos em sintonia. Um profissionalismo exemplar de toda a gente, na figura do nosso presidente, e depois do nosso capitão como principal exemplo de todos nós, até ao jogador que hoje se estreou com idade de júnior. Todos têm tido uma fantástica postura e forma de estar, que revela um profissionalismo que tenho de deixar claro.
Em relação às lesões, a do Mitroglou foi antes da partida, portanto, não podíamos fazer nada. A do Clésio, é um jogador que não tem competido há algum tempo e hoje fazendo o seu primeiro jogo, acaba por ser uma mistura de tudo: de ansiedade e que, muitas vezes, se reflete no que são estas lesões normais, não me parece que tenha sido nada de significativo.
Relativamente aos jogadores mais novos, nada do que fazemos é por decreto: é feito com convicção, porque acreditamos que os jogadores têm qualidade. Já disse isso várias vezes e repito: nenhum jogador do Benfica joga sem que o primeiro critério seja a qualidade, portanto, se jogam é porque entendemos que tem qualidade para jogar. Cada caso é um caso e vamos analisando: há uma perspetiva clara do Benfica ter esta visão de futuro, porque acredito muito que o Benfica tem um futuro risonho com tudo o que é feito na formação. Nesse sentido vamos, sempre que houver oportunidade, dar seguimento a isso, sempre com o grande foco: não há nada que substitua a qualidade.
Os meus jogadores têm tido um profissionalismo exemplar, não gosto que se meta em causa o seu profissionalismo. Não esperaria outra coisa que não fosse esta resposta, claro que é sempre um jogo difícil porque é fora, depois de uma derrota, mas que os jogadores tiveram uma postura de abordagem ao jogo muito positiva. É uma afirmação clara do que é o nosso trabalho, estes jogadores e ficamos satisfeitos por isso.
O treinador muitas vezes tem de adotar uma série de papéis, sendo essa da parte mais paternal uma das funções que nós temos, mas daí a dizer que é um pai, não quero ter essa veleidade. Fico contente quando os jogadores têm boas prestações e se vão estreando, mas quero deixar uma mensagem, porque me parece justo, já disse várias vezes, mas não me quando de repetir: quando os jovens jogadores aparecem, só acontece porque existe um conjunto de jogadores que permitem um enquadramento favorável para jogar e aqui uma palavra de grande apreço aos meus jogadores menos novos, mas que têm uma qualidade que permite que esta juventude possa aparecer.
Quanto à Liga dos Campeões, vai ser um jogo importante para nós, temos essa noção: temos noção que queremos dar um passo decisivo, um passo importante nesta caminhada, mas isso agora é recuperar estes jogadores, é preparar o jogo de terça-feira, com esta vontade muito grande de dar um passo decisivo".