O Vitória de Guimarães colocou hoje fim ao jejum de quase dois meses sem vencer, ao bater o Paços de Ferreira por 1-0, com um golo nos descontos do jogo da nona jornada da Primeira Liga.
O suplente Ricardo Valente foi o herói do encontro, ao anotar o único golo do encontro, aos 90+1 minutos, na recarga a um primeiro remate de Tozé, devolvendo o Vitória de Guimarães às vitórias, o que já não acontecia desde 13 de setembro, quando os minhotos bateram o Tondela (1-0), na quarta jornada.
Num jogo disputado debaixo de chuva constante, o desfecho premeia a lealdade dos adeptos vimaranenses para com sua a jovem mas frágil equipa, cuja pressão dos resultados os pacenses, em ‘carreira' europeia, não conseguiram nunca explorar.
O castigo de Pelé, após ter visto o quinto cartão amarelo da época na vitória do Paços de Ferreira no reduto do Marítimo (2-0), na última jornada, deu a oportunidade a Christian de regressar ao ‘onze'.
Alex e Moreno, ambos expulsos no empate caseiro diante da Académica (1-1), e Licá, por lesão, foram substituídos, por sua vez, na equipa inicial do Vitória de Guimarães por Luís Rocha, João Afonso e João Pedro.
O Paços mostrou que não tem vocação para jogar posse e foi previsível no seu futebol direto, com a bola quase sempre colocada nas costas dos laterais contrários, ou, no fim, já em desespero de causa, na área de um Vitória que povoou o meio-campo, foi compacto a defender e tentou sair, embora sem grande sucesso, para o contra-ataque.
O jogo foi intenso, os jogadores aplicaram-se, mas faltou qualidade ao espetáculo, com responsabilidade maior para os locais, ainda assim, sempre mais próximos da área contrária.
Jota e Bruno Moreira, aos 18 e 21 minutos, respetivamente, ainda assustaram Douglas, que viu Ricardo, na resposta, rematar ao lado do ‘descansado' Marafona, antes do lance interrompido por Cosme Machado e do qual resultou golo para o Vitória, mas precedido de falta.
A toada do encontro não se alterou na segunda parte, com os locais mais ameaçadores, mas sem conseguirem marcar, também por mérito de Douglas, melhor face a Barnes e a Roniel, aos 50 e 86 minutos.
O central Miguel Vieira, em apoio ao ataque, também tentou a sorte, que Bruno Moreira, no último lance do jogo, também não encontrou, neste caso ao falhar escandalosamente o empate, resultado que mais se ajustava ao que se passou em campo.
Após este jogo, que assinalou o primeiro triunfo de Sérgio Conceição à frente do Vitória, o Guimarães ascendeu ao 11.º lugar, em igualdade com o Belenenses, ambos com 10 pontos, agora a quatro do Paços de Ferreira, que caiu para sétimo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.