O Sporting comprometeu hoje o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao perder na Albânia (3-0), frente ao Skenderbeu, no jogo da quarta jornada do Grupo H.
Naquela que foi a segunda derrota na competição, o Sporting acabou fortemente ‘castigado’ por uma equipa que havia goleado há duas semanas em Lisboa (5-1). Em Elbasan, com uma equipa sem os habituais titulares, a resistência ‘leonina’ durou apenas 14 minutos, tempo que Sabien Lilaj demorou para abrir o marcador.
Não tardou muito até o 2-0, com Sabien Lilaj a ‘bisar’ de gande penalidade, na sequência da qual acabou expulso o guarda-redes Rui Patrício. Já na segunda parte, o maliano Bakary Nimaga fechou o marcador aos 59 minutos, num erro de Boeck, que tinha entrado para o lugar de Patricio.
Sem vencer fora nas competições europeias desde setembro de 2011, o Sporting está agora obrigado a vencer os dois jogos que faltam (Lokomotiv Moscovo e Besiktas) para chegar aos 16 avos de final.
Depois de empate de hoje entre o Besiktas e o Lokomotiv Moscovo (1-1), os leões seguem no terceiro posto do grupo, com quatro pontos, a dois do Besiktas, que é segundo e a quatro do Lokomotiv Moscovo, líder do Grupo. Com três pontos no último lugar segue o Skenderbeu.
Também com uma derrota ‘forasteira’ acabou o Sporting de Braga, que, depois de três vitórias consecutivas, foi derrotado pelos franceses do Marselha.
Num jogo menos conseguido, os bracarenses não foram capazes de responder ao golo solitário de Georges-Kévin N'Koudou, que marcou o único golo dos franceses aos 39 minutos.
A derrota não coloca em ‘perigo’ o apuramento do Braga, que continua isolado na liderança do Grupo F, mesmo depois da vitória do Slovan Liberec no terreno do Groningen. Os ‘arsenalistas’, com nove pontos, seguem com dois de vantagem para o Slovan e três para o Marselha.
No Grupo I, o Belenenses perdeu frente aos suíços do Basileia e caíram para o último lugar do Grupo. O austríaco Marc Janko, ex-FC Porto, colocou os suíços em vantagem, aos 45+1 minutos, na marcação de uma grande penalidade, com Breel Embolo a confirmar o triunfo aos 64.
No outro jogo da noite, a Fiorentina, de Paulo Sousa, venceu no terreno do Lech Poznan e subiu ao segundo posto de um grupo que é liderado pelo Basileia. Com os mesmos quatro pontos do Belenenses segue o Lech Poznan no terceiro posto.
Nos jogos das equipas de portugueses, no Grupo J o Mónaco, de Leonardo Jardim, não foi além de um empate a um golo no terreno do Qarabag, com o português Ivan Cavaleiro a fazer o golo monegasco, enquanto o Fenerbahçe, de Vitor Pereira, empatou a zero em Amesterdão frente ao Ajax.
Nos jogos da quarta jornada, destaque para as vitórias de Nápoles, Borussia Dortmund, Molde e Rapid Viena, que garantiram já o apuramento para a fase seguinte da competição.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.