O tenista português Gastão Elias, 164.º do ranking mundial, qualificou-se na sexta-feira para a final do torneio challenger de Guaiaquil, no Equador, ao vencer o argentino Guido Pella, 75.º da hierarquia.
O número dois português superiorizou-se ao terceiro cabeça de série do torneio equatoriano em três sets, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-3, em uma hora e 52 minutos.
Na final deste sábado, a 12.ª da carreira do português na categoria challenger, segundo escalão do circuito, Gastão Elias tentará conquistar o quatro título, o segundo consecutivo, frente ao primeiro cabeça de série, o também argentino Diego Schwartzman, actual 77.º do circuito.
Esta será a quarta vez que os dois jogadores se cruzam, a terceira em torneios challenger. A contabilidade favorece o argentino, que já venceu o português duas vezes, uma logo na ronda inaugural da edição de 2014 do Grand Slam de Roland Garros.
No último domingo, em Lima, o tenista da Lourinhã, de 24 anos, conquistou o seu terceiro título, depois dos que alcançou no Rio de Janeiro (2012) e em Santos (2013).