O Sporting de Braga pode aproveitar hoje a derrota do Rio Ave com o Marítimo, no domingo, para subir ao terceiro lugar da I Liga de futebol, ultrapassando o Benfica, que tem menos um jogo, e os vila-condenses.
Para o fazer, a equipa bracarense terá de vencer na Madeira, frente ao União, numa partida para a qual se apresenta como clara favorita, a despeito do adversário ainda não ter conhecido a derrota em três jogos caseiros (uma vitória e dois empates).
Contra o Sporting de Braga, joga o facto de a equipa ter sofrido algum desgaste e uma derrota na passada quinta-feira, frente ao Marselha, em França, para a Liga Europa, e a favor o facto de ter claramente melhores individualidades e necessidade de somar os três pontos para não deixar o Sporting e o FC Porto aumentarem a distância e para ultrapassar o Benfica.
Para o União, um empate já seria um resultado positivo, tendo em conta a maior capacidade do Sporting de Braga e o antepenúltimo lugar que ocupa na tabela classificativa, com seis pontos, os mesmos da Académica, que é penúltima, e mais um do que o último, o Tondela, que defronta hoje o Belenenses no Restelo.
A equipa do Restelo sofreu, tal como o Sporting de Braga, desgaste a meio da semana e uma derrota caseira por 2-0 frente ao Basileia, para a Liga Europa, e precisa de somar três pontos para sair dos lugares do último terço da tabela, onde ocupa o 13.º posto, com 10 pontos.
A experiência aponta no sentido de que as equipas portuguesas de pequena e média dimensão pagam sempre um preço pela participação simultânea no campeonato e numa prova europeia, mas o Belenenses, além de jogar em casa, é uma equipa com experiência de I Liga, ao contrário do Tondela, que tem muitos jogadores que cumprem a primeira época no escalão maior.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.