Um golo solitário de Stojiljkovic, na segunda parte, permitiu hoje ao Sporting de Braga vencer o União da Madeira e saltar para o terceiro lugar na Primeira Liga, na qual a equipa insular ainda não tinha perdido na condição de anfitriã.
Num jogo aberto e intenso, bastou ao Sporting de Braga o quarto golo do avançado sérvio no campeonato, aos 63 minutos, para vencer nesta deslocação ao Funchal e deixar o União da Madeira mais perto do fundo da tabela, embora com dois jogos em atraso, com Benfica FC Porto, ambos em casa.
Os insulares apresentaram-se neste encontro com as ausências forçadas do seu habitual guarda-redes André Moreira, convocado para a seleção portuguesa de sub-21, e do lateral-esquerdo Joãozinho, emprestado imo pelo Braga. Por seu turno, a equipa minhota não contou com Vukcevic, que não foi libertado pela federação montenegrina, tendo em vista o particular frente à Macedónia.
O União da Madeira foi a primeira equipa a criar perigo, logo no segundo minuto, num livre marcado por Breitner com a bola a embater na barreira e Kritciuk a resolver o problema. Aos 16 minutos, foi Aaron a rematar forte, para defesa segura do estreante Renny Veja na baliza contrária.
Apesar da postura mais ofensiva do Braga, sobretudo pela ação de Baiano no lado esquerdo, à qual os madeirenses procuravam responder com a velocidade dos seus homens mais adiantados, em rápidas transições, o jogo entrou numa fase de algum equilíbrio, sem ocasiões de golo.
No entanto, nos últimos minutos da primeira parte, o encontro inclinou-se para as proximidades da baliza do União, primeiro num livre de Aaaron, aos 41 minutos, que Renny Vega defendeu com alguma dificuldade, e depois, aos 44, num remate de Baiano, que saiu desenquadrado com a baliza.
Mas a melhor oportunidade da primeira parte, teve lugar já em período de compensações, com Stojiljkovic a rematar e Renny Vega a defender para a barra, antes de a bola regressar aos pés do sérvio, que atirou às malhas laterais.
A segunda metade começou mantendo o mesmo cariz da primeira, com mais posse de bola do Braga e o União a desferir rápidos contra-ataques. Num desses lances, a formação madeirense esteve perto do golo, mas Breitner, servido por Amilton e solto de marcação, rematou sobre a barra. Dois minutos volvidos, o Braga respondeu num remate de Aaron à redes lateral.
Aos 63 minutos, o Braga adiantou-se mesmo no marcador, por Stojiljkovic, na sequência de um canto cobrado da esquerda por Aaron, ao qual o sérvio correspondeu com um cabeceamento certeiro, junto ao primeiro poste.
O União da Madeira reagiu e, aos 76 minutos, esteve muito perto de igualar, primeiro por Miguel Fidalgo e depois por Danilo Dias, mas em ambas as vezes Kritciuk esteve intransponível. O jogo ganhava intensidade e, aos 82 minutos, foi o Braga a estar perto de marcar, numa iniciativa do egípcio Hassan, mas o remate saiu ao lado.
Até final, pese algumas situações junto a ambas as balizas, o resultado não sofreu alterações, permitindo ao Braga uma importante vitória nesta sua deslocação ao Funchal, perante um União da Madeira combativo e que nos últimos minutos criou muitos problemas aos bracarenses.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.