loading

Rússia-Portugal: Preparação para o Euro2016 arranca em 'modo de gestão'

A seleção portuguesa de futebol defronta no sábado a Rússia, num encontro particular em Krasdonar que marca o arranque da preparação para a fase final do Euro2016, com muitas baixas à mistura, incluindo Cristiano Ronaldo.

Rússia-Portugal: Preparação para o Euro2016 arranca em 'modo de gestão'

Quando revelou a convocatória para a dupla jornada de ‘amigáveis' com Rússia e Luxemburgo, os últimos dois jogos de Portugal no ano de 2015, o selecionador Fernando Santos explicou que decidiu poupar alguns jogadores, indicando um "modo de gestão", e por isso mesmo Ronaldo e outras figuras importantes da equipa ficaram ausentes.

Além do ‘capitão’ da formação das ‘quinas', também Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho, Tiago, Ricardo Quaresma e Edér, presenças habituais nas escolhas do selecionador, vão falhar os jogos em Krasdonar e na Cidade do Luxemburgo. João Moutinho, outros dos ‘intocáveis', até foi convocado, mas acabou dispensado devido a lesão.

Pela primeira vez em quase uma década, Portugal chega a novembro já com a qualificação garantida e sem a obrigação de ter que disputar um ‘play-off', algo que Fernando Santos parece querer aproveitar para tirar alguma dúvidas e também para testar novas soluções que possam ser utilizadas daqui a oito meses, em França.

Em destaque no Benfica e com apenas 18 anos, Gonçalo Guedes aparece pela primeira vez na seleção principal e entrou na corrida por um lugar no ataque de Portugal no Euro2016, assim com Rúben Neves, mas no meio-campo, embora o jogador do FC Porto só tenha aparecido nas contas do selecionador após a lesão de Moutinho.

Perante a Rússia, enquanto na baliza e na linha defensiva de Portugal deverão surgir ‘caras' habituais, incluindo o regressado Pepe, o mesmo não se passará no meio-campo, em que Danilo deverá ser o único ‘repetente', enquanto no ataque Nani e Bernardo Silva vão ter, de certeza, nova companhia.

Depois de boa imagem deixada no ano passado perante a Arménia e no particular com Argentina, em que até marcou o golo da vitória, o lateral Raphael Guerreiro reaparece nas opções de Fernando Santos, enquanto William Carvalho, Rúben Neves, João Mário, André André e Rafa (rendeu o ‘azarado' André Gomes) prometem luta acesa para um lugar no centro do terreno.

No ataque, pela primeira vez e após longa ausência, Nélson Oliveira aparece nas escolhas de Fernando Santos, enquanto Lucas João volta a ter nova oportunidade, numa tentativa do selecionador em arranjar mais soluções para o lugar de ponta de lança, posição da qual Eder tem sido ‘dono', embora grande parte das vezes relegado para o banco de suplentes.

Em ‘modo de gestão', Portugal vai ter pela frente uma Rússia que também vai começar a preparar a sua participação no Europeu do próximo ano e que viveu uma qualificação conturbada no Grupo G, alcançado o segundo lugar, atrás da Áustria.

Uma derrota caseira perante os austríacos, em junho, acabou por resultar na queda do italiano Fabio Capello, que passou três anos na Rússia com o estatuto de selecionador mais bem pago do Mundo.

Mesmo continuando como treinador do CSKA Moscovo, Leonid Slutsky assumiu o comando da seleção russa e, com quatro vitórias consecutivas, obteve o apuramento direto para o Europeu.

O Rússia-Portugal está agendado para as 17:00 locais (14:00 horas em Lisboa) e terá arbitragem do sérvio Milorad Mazic.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?