A seleção angolana de futebol perdeu hoje em casa por 3-1 com a congénere da África do Sul, no jogo da primeira mão da eliminatória de acesso à fase de grupos de apuramento para o Mundial2018.
Os 'palancas negras' até entraram melhor na partida, disputada no estádio nacional de Ombaka, em Benguela, com Gelson, a revelação do 'Girabola' de 2015 ao serviço do 1.º de Agosto, a inaugurar o marcador, ainda não tinham passado dois minutos de jogo.
A festa da equipa da casa durou pouco tempo, com os sul-africanos a aproveitarem uma desconcentração angolana para dar a volta ao marcador ainda nos primeiros 20 minutos da partida.
Os jogadores angolanos nunca se encontraram, falhando o último passe e mostrando sobretudo muito nervosismo na defesa.
Aos 81 minutos, o árbitro da partida entendeu que o guarda-redes angolano Dominique carregou um jogador sul-africano dentro da área e assinalou grande penalidade a favor da formação forasteira, muito contestada pelos da casa.
A África do Sul, que controlou grande parte da partida, aproveitou assim para 'carimbar' o 3-1 final através de Jali, que seria expulso, por acumulação de amarelos, pelos festejos efusivos junto aos adeptos angolanos.
A segunda mão joga-se na próxima terça-feira, na África do Sul.
O vencedor da eliminatória apura-se para a fase de grupos da zona africana. Os vencedores dos cinco grupos apuram-se para a fase final do Mundial da Rússia, em 2018.