loading

Federação Internacional de Atletismo suspende federação russa

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) suspendeu hoje provisoriamente a Federação russa de todas as competições, na sequência de acusações de "dopagem organizada" feitas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Federação Internacional de Atletismo suspende federação russa
Futebol 365

Esta decisão do conselho da IAAF surge na sequência das graves acusações apresentadas na segunda-feira por uma comissão de inquérito independente da AMA, que aponta responsabilidades a altos dirigentes russos e da própria IAAF e ameaça mesmo a participação nos Jogos Olímpicos do Rio2016.

A IAAF tomou esta medida no Mónaco durante a 201.ª reunião do seu conselho, liderada pelo britânico Sebastian Coe, presidente do organismo.

Na reunião, paticiparam os 24 membros do conselho, tendo 22 votado a favor da sanção e um contra, enquanto omembro russo nãom pôde participar da referida votação.

O conselho baseou a sua decisão nos artidos 6.11 (b) e 14.7 dos seus estatutos, por violação dos objetivos da federação internacional: "Os objetivos da IAAF incluem, entre outros, o desenvolvimento e manuitenção dos programas destinados a erradicar o doping do desporto e a proteção a autenticidade e integridade do atletismo."

Em comunicado da IAAF, Sebastian Coe afirmou: "Hoje tratámos do fracasso da ARAF (Federação russa) e tomámos a decisão de a suspender provisoriamente, a sanção mais dura que podemos aplicar neste momento. Mas discutimos e acordámos que todo o sistema falhou aos atletas, não só na Rússia, mas em tiodo o mundo."

"Esta foi uma chamada de atenção vergonhosa e deixamos claro que a batota a qualquer nível não será tolerada. Com esta medida, a IAAF, a AMA, as federações membro e os atletas têm que olhar para si próprios, para as nossas culturas e para os nossos processos para identificar onde existem erros e ser duros na nossa determinação de os corrigir e reconstruir a confiança no nosso desporto", acrescenta a nota.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?