A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou hoje "um minuto de silêncio em todos os jogos das competições profissionais até ao dia 30 de novembro" e manifestou pesar pelos ataques terroristas ocorridos sexta-feira à noite em Paris.
No comunicado publicado no site da LPFP pode ler-se: "O futebol, como forma de expressão desportiva dos valores universais de liberdade, igualdade e fraternidade, não pode ficar indiferente perante este ataque à génese da humanidade. As nossas competições estão, por isso, de luto, assim como todo o futebol profissional português".
A medida anunciada abrange os jogos da 11.ª jornada da I Liga (27 a 30 de novembro) bem como várias partidas da II Liga (duas delas, Leixões-Farense e Olhanense-Mafra, a realizar esta tarde) e ainda o encontro antecipado da Taça da Liga, entre o Feirense e o Marítimo, a realizar este domingo.
Pelo menos 127 pessoas morreram e 180 ficaram feridas, 80 dos quais em estado crítico, em diversos atentados em Paris, na sexta-feira à noite, segundo fontes policiais francesas.
Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo as mesmas fontes.
Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e no Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e Alemanha.
A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".