O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) informou hoje ter recebido um recurso do antigo futebolista de Trinidad e Tobago David Nakhid para impugnar a decisão da FIFA de o desqualificar como candidato à presidência do organismo.
Em comunicado, o TAS explica que David Nakhid solicita o “anulamento da decisão” do Comité Eleitoral da FIFA para que a “sua candidatura seja reintegrada” no lote das validadas.
“De momento, ainda não estão fixadas datas para as audiências. A respetiva calendarização ficará determinada nos próximos dias, depois de ouvidas todas as partes”, refere o comunicado do TAS.
O Comité Eleitoral da FIFA invalidou a candidatura pelo facto de Nakhid ter apresentado apenas quatro subscritores válidos, quando as regras exigem cinco entre os 209 membros.
O mesmo comité entendeu que uma das federações subscreveu Nakhid e outro candidato, pelo que não foi contabilizada.
O TAS deve anunciar a sua decisão em algumas semanas, já que as eleições da FIFA estão agendadas para 26 de fevereiro.
A FIFA declarou cinco candidatos elegíveis, nomeadamente o jordano Ali Al Hussein, o baremita Salman Bin Ebrahim al Khalifa, o francês Jerome Champagne, o suíço Gianni Infantino e o sul-africano Tokyo Sexwale.
A candidatura do presidente da UEFA, o francês Michel Platini, será avaliada quando terminar a sua suspensão de 90 dias, decretada pela Comissão de Ética da FIFA.