Amanda DaCosta, Matilde Figueiras e Andreia Veiga foram hoje convocadas pela primeira vez para a seleção portuguesa de futebol feminino, pelo treinador Francisco Neto, para os jogos frente a Montenegro e Espanha, de qualificação ao Euro2017.
A médio Amanda DaCosta, dos norte-americanos Washington Spirit, foi chamada pela primeira vez a uma equipa das ‘quinas’, enquanto a defesa Matilde Figueiras, do A dos Francos, e a médio Andreia Veiga, do Futebol Benfica, chegam à seleção principal depois de terem alinhado na de sub-19.
Na lista de 20 convocadas regista-se também o regresso da avançada Diana Silva, do Albergaria, assim como as saídas de Laura Luís (MSV Duisburgo/Ale), Regina Pereira (Valadares Gaia), Fátima Pinto (Santa Teresa/Esp) e Andreia Silva (Futebol Benfica).
A equipa das ‘quinas’, que começou a qualificação a perder, na receção à República da Irlanda (2-1), vai defrontar a seleção montenegrina - que também foi derrotada no único jogo disputado, na Finlândia (1-0) – no próximo dia 26, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, a partir das 15:00.
Cinco dias depois do embate com Montenegro, as comandadas de Francisco Neto defrontam, a 01 de dezembro, a Espanha, em Badajoz, no Estádio Nuevo Vivero, a partir das 20:00 locais (19:00 em Lisboa).
“São dois jogos muito complicados, num curto espaço de tempo, uma densidade competitiva elevada que vai exigir uma seleção portuguesa ao mais alto nível para superar todas as dificuldades”, afirmou Francisco Neto, citado pela Federação Portuguesa de Futebol.
O selecionador diz esperar uma seleção montenegrina “muito disponível para o jogo” e “muito organizadas defensivamente, sempre a espreitar o contra-ataque”, enquanto considera Espanha “uma equipa fortíssima”, caracterizada por “gostar de ter bola”.
Ainda sem pontos, Portugal e Montenegro dividem o quarto lugar do Grupo 2, que é liderado pela Finlândia, que soma seis pontos em três jogos, enquanto Espanha e República da Irlanda repartem o segundo posto, com três pontos cada, sendo que a formação espanhola ainda só fez um jogo e a irlandesa dois.
Os vencedores de cada um dos oito grupos e os seis melhores segundos classificados qualificam-se diretamente para a fase final do Euro2017, a disputar na Holanda, enquanto os outros dois segundos colocados vão disputar um ‘play-off’, a 17 e 25 de outubro de 2016.
Lista das 20 convocadas:
Guarda-redes: Neide Simões (Valadares Gaia), Patrícia Morais (ASPTT Albi/Fra).
Defesas: Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Sílvia Rebelo (Fundação Laura Santos), Mónica Mendes (Valerenga IF/Nor), Carole Costa (BV Cloppenburg/Ale), Inês Silva (Fundação Laura Santos) e Matilde Figueiras (A dos Francos).
Médios: Dolores Silva (USV Jena/Ale), Tatiana Pinto (Bristol Academy/Ing), Vanessa Marques (Valadares Gaia), Cláudia Neto (Linköpings FC/Sue), Amanda DaCosta (Washington Spirit, EUA) e Andreia Veiga (Futebol Benfica).
Avançadas: Ana Borges (Chelsea/Ing), Suzane Pires (Boston Breakers/EUA), Edite Fernandes (Valadares Gaia), Jéssica Silva (Albergaria), Carolina Mendes (WFC Rossiyanka/Rus) e Diana Silva (Albergaria).