Patrick Kanner, ministro da Cidade, Juventude e Desportos de França, reiterou hoje em Londres que a fase final do Campeonato da Europa de futebol se vai mesmo disputar em França.
"A França vai acolher o Euro. Não há nenhuma dúvida disso. Sabemos que os acontecimentos dos últimos dias podem preocupar as pessoas, mas quero enviar uma mensagem de tranquilidade e dizer que estamos amplamente preparados", disse Kanner à estação britânica BBC World Service.
O ministro francês esteve em Wembley, Londres, para assistir ao jogo particular entre Inglaterra e França, ganho pela equipa inglesa por 2-0.
"Obviamente, teremos que analisar tudo e adaptar a segurança, mas insisto e digo-o aos meus colegas europeus que venham a França sem medo, estarão seguros", sublinhou o governante francês.
O grupo radical sunita Estado Islâmico reivindicou no sábado os atentados perpetrados na sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e mais de 300 feridos.
Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.
A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.