Benfica e Sporting defrontam-se sábado pela terceira vez na presente temporada, agora no Estádio José Alvalade e em jogo a contar para a Taça de Portugal de futebol, depois da superioridade ‘leonina’ no Algarve e na Luz.
Os dois ‘gigantes’ de Lisboa voltam a encontrar-se um mês depois do embate para a oitava jornada do campeonato, em que o Sporting venceu por 3-0 na casa do eterno rival, repetindo o feito do arranque da temporada, quando bateu os ‘encarnados’, por 1-0, mas na Supertaça.
Esta época, com Jorge Jesus no comando dos ‘leões’, depois de seis anos no outro lado da 2.ª circular, o dérbi lisboeta tem sido ainda mais ‘quente’ do que habitual, com muitas trocas de palavras entre dirigentes e treinadores dos dois clubes a antecederem os duelos.
Assim, foi logo na Supertaça Cândido de Oliveira, a 09 de agosto, mas que começou a ser ‘jogada’ fora dos relvados muitos dias antes, sobretudo porque seria a primeira vez que Jesus iria defrontar a sua antiga equipa, numa saída da Luz que ainda está a levantar polémica.
Dentro de campo, no Estádio Algarve, a vitória acabou por sorrir ao Sporting, graças a um golo de Carrillo, a meias com Téo Gutiérrez, aos 53 minutos, numa altura em que o extremo peruano ainda gerava simpatia para os lados de Alvalade.
Nesse jogo, que assinalou o começo oficial da temporada 2015/16, Jesus lançou quatro reforços no ‘onze’ (João Pereira, Naldo, Bryan Ruiz e Téo), enquanto do lado do Benfica, Rui Vitória fez a sua estreia no banco dos ‘encarnados’ e deu a conhecer um ‘desconhecido’ chamado Nelson Semedo.
O jogador de 21 anos foi titular no lado direito da defesa e tornou-se prontamente um dos jogadores sensação do Benfica desta época, acabando traído por uma lesão, sofrida durante a sua estreia pela seleção portuguesa, na Sérvia, em outubro.
No primeiro duelo, a primeira parte até foi equilibrada, com Benfica e Sporting a protagonizarem ambos algumas oportunidades de golo, mas os ‘leões’ acabaram por demonstrar outros argumentos na segunda metade.
Mais desequilibrado foi o dérbi de 25 de outubro, na oitava jornada da I Liga, no aguardado regresso de Jorge Jesus ao Estádio do Luz.
Ao intervalo, o Sporting já vencia por 3-0, muito graças à afinação dos avançados Slimani e Gutiérrez, que foram ‘letais’ na primeira vez que apareceram na frente do guarda-redes Júlio César.
O avançado colombiano marcou aos nove minutos, Slimani aos 21 e Byran Ruiz aos 36, golos que deixaram ‘KO’ a formação do Benfica, que até final da partida nunca mais se conseguiu levantar do ‘tapete’.
Na segunda parte, o Sporting até teve possibilidade de aumentar a vantagem e somar a vitória mais robusta da sua história na Luz, mas alguma falta de pontaria e Júlio César impediram que tal acontecesse.
Ficha dos dois jogos entre Benfica e Sporting em 2015/16:
Supertaça Cândido de Oliveira (09 de agosto de 2015).
Jogo no Estádio Algarve.
Benfica - Sporting, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Carrilo, 53 minutos.
Equipas:
Benfica: Júlio César, Nelson Semedo, Lisandro, Jardel, Sílvio, Fejsa, Ola John (Gonçalo Guedes, 81), Samaris (Mitroglou, 72), Gaitán, Talisca (Pizzi, 57) e Jonas.
(Suplentes: Ederson, André Almeida, Eliseu, Pizzi, Gonçalo Guedes, Jonathan Rodriguez e Mitroglou).
Treinador: Rui Vitória.
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien, Carrillo (Gelson Martins, 90+3), João Mário, Bryan Ruiz (Rúben Semedo, 85), Téo Gutiérrez (Carlos Mané, 70) e Slimani.
(Suplentes: Marcelo Boeck, Jonathan Silva, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo, Carlos Mané, Gelson Martins e Montero).
Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Slimani (16), Sílvio (38), Fejsa (50), Adrien (56), João Pereira (58), Jonas (60), Carrillo (63) e Gaitán (76).
Assistência: Cerca de 28.000 espetadores.
I Liga portuguesa, 8.ª jornada (25 de outubro de 2015).
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - Sporting, 0-3.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores:
0-1, Téo Gutierréz, 09 minutos
0-2, Slimani, 21
0-3, Bryan Ruiz, 36.
Equipas:
Benfica: Júlio César, Sílvio, Luisão, Jardel, Eliseu (Fejsa, 46, Pizzi, 67), Samaris, André Almeida, Gonçalo Guedes (Mitroglou, 77), Gaitán, Jonas e Jiménez.
(Suplentes: Ederson, Lisandro López, Fejsa, Mitroglou, Pizzi, Talisca e Victor Andrade).
Treinador: Rui Vitória.
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, William Carvalho, Adrien (Aquilani, 77), João Mário, Bryan Ruiz, Téo Gutiérrez e Slimani (Gelson Martins, 85).
(Suplentes: Marcelo Boeck, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Aquilani, Matheus Pereira, Gelson Martins e Montero).
Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Samaris (40), Slimani (43), Gaitán (43), Bryan Ruiz (44), Fejsa (47), William Carvalho (50), Jonas (50), Adrien (58) e Mitroglou (83).
Assistência: 63.054 espetadores.